terça-feira, 5 de julho de 2011

Compartilhando


                                                 Shimmies x bailarina

 Alguém ai sabe me dizer se tem pesadelo maior para um bailarina de dança do ventre do que o "bonitinho mais ordinário" shimies?
Como diria a sábia mestra Lulu Sabongi: "o shimies  é algo que toda bailarina buscará em toda a sua trajetória de dança...até de bengala elas buscarão ets movimneto"
É fato que para este movimento sair "limpo" exige-se muito treino: debaixo do chuveiro,ao lavar vasilhas, passar roupas e/ou qualquer outra situação em que você esteje em pé..Estão espantadas?Nada disso...para treiner certos movimentos da dança do ventre não é preciso apenas fazê-los em sala não, aproveite qualquer tempinho livre para aprimorar...
A teoria do passo é muito simples: alternar os joelhos para trás com a musculatura das coxas e glutéos relaxadas (isso para o tremido, vibração é diferente).
O tremido é como qualquer outra situação de "esforço", você tem que acostumar o corpo a ele até que não seja mais esforço ....então treine e  nada de preguiça! Lembrando que existem milhares de técnicas pra isso no mundo, não que outras estejam erradas, mas o melhor caminho para esclarecer dúvidas é ESTUDO E TREINO....
Existe também o shimies ou tremido de peito, que é + ou - assim: Chacoalhe rapidamente os ombros de um lado para o outro. Todos os movimentos que envolvem peito e busto devem ser feitos com cuidado para não vulgarizar a dança. 

Atenção dançarinas:

  A dança do ventre pode no máximo ser considerada sensual, porém muitas pessoas  a consideram  de  forma sexual.

Muuuuuuuuito cuidado ao elaborar um passo ou movimento em sua dança.A valorização dos movimentos é muito importante. Não vulgarize a dança do ventre, nem o que ela têm de  belo e precioso: sua história e cultura.

 

O movimento errado traz consequências muito sérias: a bailarina poderá apresentar problemas nos joelhos, quadris, fêmur  e na  lombar. O shimies é um dos elementos fundamentais na dança oriental, estando presente em praticamente todas as apresentações.
A palavra shimies está relacionada a "vibração", "tremido", "tremeluzir"... mas os shimies não estão limitados aos movimentos em que a bailarina está parada e tremendo o quadril. Existem vários tipos de shimmies: vibração (parado, em pose), que pode ser de encaixe/desencaixe, tensão, solto; em deslocamento, podendo ser simples, duplo, deslocado, invertido, com vibração, etc... A Dança do Ventre consiste em alguns movimentos de vibrações, impacto, ondulações e rotações que envolvem todo o corpo.
O shimies (vibração) de quadril é o movimento mais conhecido, mas, na realidade, o fundamento da dança do ventre é o controle abdominal e o isolamento das partes do corpo. Uma vez que se atinge estes dois princípios básicos, os movimentos acima citados estendem-se às outras partes do corpo: quadris, torso, ombros, braços, cabeça e pescoço isolados ou em diversas combinações
Uma dica que eu considero importantíssima:
- A postura adequada: quadril encaixado, peito alto, ombros baixos.
A intensão do shimies deve ser adequada ao tipo de coreografia que você está dançando, ou seja, se for uma rotina clássica, a meia ponta deve ser alta, com os acentos sutis e precisos, se for um folclore, a meia ponta pode ser mais baixa (ou fazer com os pés no chão), com os acentos mais fortes, etc.
Enfim...pesquizem,estudem,vivam,respeitem a dança .

“O ÚNICO PASSO DE DANÇA QUE É VERDADEIRO E TRADICIONAL, CONHECIDO POR TODAS AS MULHERES EGÍPCIAS, O BALANÇO DOS QUADRIS ”
Hossam Ranzi

 Maryah Nogueira

Nenhum comentário: