segunda-feira, 25 de junho de 2012

Folclore árabe parte I

O que é o Folclore Árabe?
São 22 as nações que possuem etnia árabe e que têm em comum a língua, o sangue e as leis religiosas. Para começar a entender as variações dos costumes que existem entre esses países (mesmo sendo árabes), temos que ter em mente que cada um deles possui menos ou mais água que o outro, mais ou menos vegetação e áreas com deserto, países que cai neve e também as regiões de divisa com países não-árabes o que pode gerar mescla de hábitos.
 Todos os fatores citados anteriormente influenciam na forma da população se vestir e principalmente na maneira de se elaborar as danças típicas que em sua maioria representam seus trabalhos, a história da criação de vilarejos, colonizações, migrações, crenças, dramas, alegrias e tristezas.
As Danças Folclóricas Árabes são típicas de diversas regiões do mundo árabe. Geralmente se originaram de situações cotidianas antigas, ou seja, nasceram no seio das manfestações sociais e culturais. De forma geral tinham estreita relação com a natureza.
Possuem músicas, trajes e ritmos próprios para sua execução e cabe à bailarina conhecê-los.Em algumas escolas ou estúdio de danças o ensino do folclore se une ao ensino da Dança do Ventre, o que é um erro, mesmo por que  Dança do Ventre e Folclore Árabe SÃO COMPLETAMENTE DIFERENTES.
Há diferenças evidentes na dança árabe e sempre existem algumas características nas apresentações e coreografias. Por isso, temos o que ficou conhecido como o “estilo”.Abaixo temos dois videos em questão: O estilo da dança é o Dabke,mas a sua diferença qual é?...o primeiro em questão é um Dabke mais tradicional e o segundo um Dabke moderno.
"O Dabke, expressão que significa “bater os pés”, é a principal dança do folclore libanês. Sua origem é antiga e sua história está relacionada com o trabalho. Nas aldeias libanesas, as casas mais humildes eram forradas com galhos de árvores, barro e, na época das chuvas, os moradores das aldeias reuniam amigos, vizinhos e, em grupo, batiam os pés no chão para recompactá-lo. Assim, fechavam todas as frestas e evitavam a entrada de água.
Com o tempo, as pessoas introduziram, no trabalho de “bater os pés”, algumas brincadeiras para espantar o frio e o cansaço. Tocavam flauta de bambu (mijwis), tambor (tabla), faziam desafios e improvisavam novas formas de bater com os pés no chão. Assim, nasceram vários ritmos, dentre eles os mais conhecidos são o Dalaouna, Ataba, Abouzelouf e Mijana. O dabke é constituído de uma longa fila, em que todos executam os mesmos passos. Na ponta, ficam dançarinos mais hábeis, que realizam evoluções arrojadas, pulos, saltos e movimentos desenhados com os pés."  Brigitte Bacha (pesquisadora, divulgadora e professora de danças árabes e folclóricas de BH)



"Existe mesmo muitas dúvidas ao diferenciar os estilos folclóricos um do outro; se tratando do Saide e Tahtib.Mesmo por que  hoje em dia os ritmos e as musicas árabes tem misturado muito os estilo, por isso que fica difícil para identificar, mas vamos lá á raiz da questão.
O Saide É Uma Dança Tradicionalmente Egipcia Mais Precisamente Da Região Do Saide, inspirada ou originária de uma dança masculina conhecida como Tahtib.
O Tahtib, Dança tradicional masculina, hoje em dia também praticada pelas mulheres, numa versão mais suave, conhecida no Brasil como "Dança da Bengala ou Dança do Bastão", mas ela pode ser dançada com jarros, ou instrumentos usados no dia dia dos camponeses egípcios, ou sem nenhum instrumentos. Os movimentos mais característicos são movimentos bruscos com os quadris, chimis, pulos.





As musicas utilazadas nas duas danças podem ter o ritmo saide, isso não influência de forma nenhuma na qualificação da dança, o ritmo Saide existe em diversas musicas árabes.
RITMO Saidi, Said ou Saidee: É um ritmo que está presente na maioria das músicas. leva esta nomenclatura por que se originou da região de Said, localizada no alto Egito.
Este ritmo tem marcações bem fortes. Acompanha instrumentos de percussão (tabla, derbake ou dumbek), rababa (violino) e o mizmar (flauta). Aparece em músicas modernas, clássicas, solos de derbake ou folclóricas." 

 E-mail: brigitte@brigittebacha.com.br

( aguardem nosso próximo tema: Shaabi por Faridah Mahaila...até o próximo post...Maryah Nogueira)

http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=diva%20da%20semana%20brigitte%20bacha&source=web&cd=1&ved=0CE4QFjAA&url=http%3A%2F%2Festudiodedancaannapaulla.blogspot.com%2F2011%2F11%2Fdiva-da-semana_24.html&ei=4GroT9mwLoaC6QGOrZjfDg&usg=AFQjCNFX3jF186_WsAlNrd1XsvrVVB_Siw&cad=rja

Nenhum comentário: