domingo, 10 de junho de 2012

Espaço do Leitor

Boa Tarde pessoas Dançantes!!!!


Estreando aqui o Espaço do Leitor. Venho apresentar á vocês um texto da minha querida aluna Poliana Chaves. Trabalho em sala de aula com teoria, técnica e a prática. Em um desses trabalhos teóricos pedi á elas que fizessem uma lista das 10 principais coisas, qualidades que elas achavam importantes para ser uma bailarina. O texto mais completo foi este que irei postar aqui pra vocês. Claro que todas elas estão desenvolvimento e adorei a forma com que ela desenvolveu o texto com as suas opiniões, buscando ressaltar o humor. (Pode ate haver erros) mas gostei de como ela encarou o desafio e fez mais alem de listar deu a sua opinião sobre cada item. Reproduzi o texto fielmente como me foi entregue. Achei merecedor de estar aqui no blog e em acordo com ela, ele está aqui. Com vocês....


10 Fatores Fundamentais que constituem uma bailarina de Dança do Ventre

Regra nº1- ( A mais importante de todas as regras): Posturaaaa!

Pelo amordeDeus, uma bailarina que entra no palco e incorpora um “boneco de posto”, melhor vir com a desculpa que está com caganeira constante né, convenhamos. Postura em minha opinião é algo que se faltar deixa a dançarina com brilho próprio.

Regra nº 2- Saúde do Bailarino

Quem nunca ouviu aquela frase?
- Não posso fazer dança do ventre, porque não sou magra e não tenho barriga definida! Pelo amor de Deus! Vamos para com esse preconceito, afinal, não é tipo físico da mulher que vai definir seu desenvolvimento na dança, porque acima de tudo a Dança do Ventre é uma cultura riquíssima provida de nossos antepassados, então independente da beleza física, toda mulher pode e deve praticar a dança, que influirá em aspectos físicos e ate mesmo emocionais de quem pratica.

Regra nº3 Conhecimento sobre Dança do Ventre

Toda a bailarina além de dançar e vivenciar a Dança do Ventre tecnicamente, não pode se esquecer que antes de tudo a Dança do Ventre é uma cultura rica, ressaltando-se assim a importância do estudo sobre dança, teoricamente aprendendo sobre temas diversos como: sua origem, estilos, nomes árabes, bailarinas renomadas, instrumentos, entre outros, ajudando você a entender que ritmo é esse que você esta dançando, qual a função de cada ritmo, e principalmente, saber dos benefícios que a dança proporciona a saúde da mulher físico e emocional aprendendo assim com profundidade todos ‘os segredos’ desse arte milenar que você pratica em seu cotidiano.

Regra nº4: Desenvoltura com a Dança

Quando tiver uma apresentação, relaxar antes de entra no palco, esquecendo-se do namorado que te deu um bolo, do xingo da mãe, dos problemas, enfim a vida, e até de você mesma. Deixe a  música entrar em você, assim até aqueles passos que você tinha mais dificuldade sairão com mais desenvoltura e naturalidade.

Regra nº5 A Produção

Nada mais lindo que ver uma bailarina dançando brilhantemente em uma roupa que lhe caia bem, cabelos bem cuidados e  maquiagem bem feita. Cuide de sua imagem, se produza sim, sem medo de ser feliz, aposte em um tom de esmalte que combine com a sua roupa e uma maquiagem bem feita, cabelos arrumados, afinal ninguém que assistir uma Bruxa Keka voando numa vassoura e sim uma bailarina desfrutando-se do prazer de dançar.

Regra nº 6 O palco

Você já ouviu aquela frase?
- João Lucas, não chore meu filho, você errou a lição, mas é errando que se aprende e ninguém é perfeito!
Pois então, ninguém é perfeito da mesma forma acontece no palco. Nunca coloque na cabeça que você tem que ser uma bailarina perfeita para agradar o público, afinal , nunca conseguirá agradar a todos, estando sempre sujeitas a críticas construtivas e ate destrutivas, leve isso com naturalidade. Dance sem se preocupar demais com o que os outros vão falar. Entre no palco como brilho próprio que você sabe que tem, e acredite sim na sua capacidade de executar uma bela apresentação, se erra um passo, improvise e continue dançando, sorrindo ninguém vai notar o seu deslize.

Regra nº7: Ritmos na Dança do Ventre

Baladi, Derbake, Música Egípcia, entre outros. São tanto os ritmos que a Dança do Ventre nos oferece não é mesmo? Mas sempre tem aquele ritmo que não apreciamos tanto quanto o outro. Nós bailarinas devemos tomar muito cuidado com isso, porque somos eternas aprendizes na dança e devemos estar abertas á todos os estilos da dança, pois se ignorarmos um ou outro, podemos gerar preconceitos criados por nós mesmas, atrapalhando assim nosso desenvolvimento e crescimento na dança.

Regra nº 8 Expressão Facial e Corporal

Toda a bailarina deve saber que, quando ela dança, ela está transmitindo ao público que lhe assiste a mensagem que a música passsa. Então bastante cuidado quando for dançar, seja música lenta ou acelerada, atente-se a todos os movimentos de seu corpo( braços, quadril, pernas, ombros, mãos, cabelos e etc) e principalmente fique atentíssima a sua expressão facial. Se for preciso sorrir, não incorporar um patati patata, mas o faça o possível para que esse sorriso seja espontâneo e se for pra ficar séria não faça cara de quem comeu jiló estragado e logo em seguida sentiu o cheiro do peido de um Rotvailler,f aça cara de mulher segura, expressiva olhando pro horizonte e no mais fique atenta ao movimento de seu corpo que tem q ser de acordo com o ritmo da música, pois, cada movimento tem que ser exatamente encaixado com o ritmo que está sendo executado no momento da apresentação, seja ela cantada ou não.

Regra nº9: Preocupação excessiva antes da apresentação

Não existe nada pior que uma bailarina se descabelando com uma Janete do zorra total, há 2 dias de uma apresentação, seja em grupo ou solo. O dia da apresentação assemelha-se ao dia de uma prova para o vestibular por exemplo. Você estudou igual um robô e na hora da prova fica tentando lembrar tudo como se fosse lembrar a quantidade de grãos de arroz que ingeriu na casa do sogrão. Na dança do ventre é a mesma coisa. Você ensaiou, se dedicou e morre de medo de errar um passo. Não se desespere! No dia da apresentação, faça um alongamento mais leve, medite, ouça uma boa música, e se errar o passo  continue sorrindo e assim não perderá seu brilho.

Regra nº10 Inspiração

È isso mesmo: Inspiração! Sabe aquela bailarina famosíssima que você olha e diz... “ Um dia quero ser igual a ela” Isso é uma situação natural em qualquer bailarina. E quando observamos outras bailarinas dançando aprendemos muito com elas, seja na expressão, na postura, no movimento, etc, devemos sim ver vídeos no youtube, ir a eventos de dança do ventre, aprendendo com elas e podemos melhorar e assim crescer na dança. E cada bailarina tem seu brilho próprio e não existe rivalidade na dança. Inspire-se, sonhe alto,             quem sabe você futuramente se torne uma bailarina renomada.

Por Poliana Córdova Chaves

Gostou?! Eis a oportunidade para você que não tem onde expressar á suas opiniões. O Espaço do Leitor está aqui para você por a boca no trombone e falar o que você se sentir á vontade sobre dança. Vamos falar,estudar, discutir.

Com muito carinho.

Jéssica Assis

Escrevam vocês também...


Nenhum comentário: