sexta-feira, 20 de abril de 2012

A busca por música árabe


Não é pecado compartilhar conhecimentos e dicas...Na dança árabe vivemos um mundo de troca,arte,amor,respeito e cultura e muuuuitaaaaaaaaa música.Claro que ás vezes penamos para encontrar músicas e cd's de bom gosto e até inéditos.Como sabemos,existem cinco estilos diferentes de música árabe para a dança do ventre: músicas modernas, músicas folclóricas, músicas clássicas, solos de percussão e taksim.
É importante que a bailarina de dança do ventre conheça as diferenças entre as músicas e saiba identificá-las, para não realizar danças em músicas inadequadas.
*Músicas modernas geralmente são lineares, não oferecendo grandes mudanças. Costumam apresentar um ritmo só do início ao fim, e o mais comum é o ritmo said, embora às vezes possa ter também o baladi e o malfuf. Geralmente elas são cantadas, e como exemplos de cantores modernos temos Ehab Tawfic, Amr Diab, Tarkan,Nancy entre outros....
*Músicas folclóricas são aquelas adequadas para as danças folclóricas árabes dos mais diversos países, como a dança da Bengala, o Khaleege, entre outros. Entre os ritmos mais presentes estão o Said, o Malfuf, Falahi, o Soudi, o Ayubi.
*Músicas clássicas: são as músicas mais longas, podendo ter até 12 minutos de duração. São também as mais difíceis de dançar, pois apresentam muitas variações de ritmos, velocidades e instrumentos, exigindo da bailarina, portanto, uma variedade de passos e bem como habilidade para marcar as nuances da música.
*Solos de percussão, como diz o nome, só há percussão, não há voz e não há nenhum outro instrumento melódico. O principal instrumento de percussão é o derbak, então ele quase sempre estará presente em um solo.
*Taksim é um tipo de música onde há apenas o som de um instrumento melódico, que pode ser o violino, ou acordeon, ou uma flauta, ou alaúde, ou kanoun, entre outros. Nesta música o músico está improvisando, o que significa que o que está tocando não está escrito, e que não voltará a se repetir da mesma maneira.Leiam mais sobre o assunto: http://www.centraldancadoventre.com.br/artigos/310-reconhecendo-a-essencia-da-musica-arabe

E também no site:  www.vitorabudhiar.com/fuad2.htm

(fonte de pesquisa:Central da dança do ventre)

Aqui postei alguns links de pesquisa pessoal que divido com vocês: claro espero que todos façam um bom uso desta descoberta.

http://percusiones-de-africa-brasil-y-cuba.blogspot.com.br/ 















"Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"  Cora Coralina

Maryah Nogueira





Nenhum comentário: