terça-feira, 3 de abril de 2012

Diva do Mês

Shalimar Mattar

 


O mês de Abril é esperado por muitos pois durante exatos 3 dias seguidos, o "mundo da dança árabe" só fala em um assunto: MERCADO PERSA.Corre-corre geral para excursões,preparação das bailarinas e grupos para montar coreografias,ansiedade para os workshops...Dá um orgulho viu,ter em nosso país um evento de tanta contribuição para a dança....baialrinas de todos os cantos do Brasil se encontra lá, o público em geral na expectativa pelas novidades que este evento trás.
 Só o Mercado Persa de 2011 recebeu 7.200 visitantes em 3 dias de atividades, isto é incrível para um país como o nosso que infelizmente nem todos valorizam a contribuição cultural que a dança traz a sociedade.
                                   Curiosidades sobre o MERCADO PERSA

O Mercado Persa acontece na cidade de São Paulo desde 1995 e é caracterizado por promover muitas apresentações de dança oriental (amadoras e profissionais) e por vender muitos artigos especializados às suas praticantes.
Pois bem, há mais de 20 anos atrás uma das precursoras da dança oriental árabe no Brasil decidiu realizar uma grande festa visando a confraternização dos praticantes de danças árabes e uma oportunidade para a divulgação de seus trabalhos.
Mestra Samira Samia teve então a visão de criar um dos principais festivais de dança do planeta! Sem saber ao certo que caminhos esse evento tomaria, a mestra alugou um salão em São Paulo e convidou as professoras que conhecia e os poucos prestadores de serviços que já atuavam em nossa área para um dia de muita dança e festa.
Só na  primeira edição,o evento contou com cerca de 30 profissionais, as alunas e um público da região, atraído pela curiosidade. O evento contou com cerca de 7 estandes com algumas mercadorias para dança mas a idéia inicial não era nem de venda mas sim de um mercado de troca de produtos.
Uma a uma, sem pressa, as profissionais subiam ao palco e dançavam tranquilamente apresentando seus trabalhos…e entre muitas danças, confraternizações, bate papos o dia foi um sucesso! Uma festa alegre com cerca de 300 pessoas.
A partir do ano seguinte Shalimar Mattar, filha da mestra Samira, decidiu inserir algumas novidades e assim o Mercado Persa, tal como conhecemos hoje, foi tormando forma. Criou normas e procedimentos para mostras de dança, idealizou o 1º Concurso de Dança do Ventre da América do Sul, Europa e Oriente.
Ano após ano o evento cresceu e evoluiu colaborando significativamente com o desenvolvimento do segmento da dança oriental em nosso país. Foi a partir do Mercado Persa que se iniciou a divulgação da dança oriental árabe para o público em nosso país, a criação de novos negócios e postos de trabalho e consequentemente o intercâmbio de serviços no segmento.

Com as competições os profissionais tiveram que se dedicar ainda mais ao estudo técnico da dança e conhecimento da cultura árabe o que vem contribuindo de forma acentuada para o seu desenvolvimento e organização.
Atualmente o formato do evento serve de modelo para eventos de todo o país.
E principalmente: criou um sistema de comunicação e aglutinação entre os profissionais da área contribuindo para uma expansão significativa desta arte de forma ordenada.
O Mercado Persa é parada obrigatória para todos os artistas da área, praticantes da dança e música, artesãos, profissionai, prestadores de serviços, lojistas, estilistas e apreciadores da arte. Portanto, abril é o mês da maior festa da dança oriental árabe do mundo.E o Brasil torna-se um verdadeiro Oásis de informação, cultura , beleza, alegria e muito amor pela arte.
Com a palavra a responsável pelo Mercado Persa :“Realizo este evento porque amo demais a arte, respeito essa cultura milenar e tenho imenso carinho por todos, que assim como eu, se dedicam a divulgá-la. Acredito realmente que a união em torno de algo puro como a arte contribui para nossa evolução como seres humanos além de trazer felicidade.
Amo o que faço e sou eternamente grata a minha mãe que me mostrou o caminho da arte como uma direção possível a se seguir me estimulando sempre a continuar. Espero de coração que o exemplo do Mercado Persa continue a ser seguido por todo o país para que outras pessoas também tenham a mesma oportunidade de participarem de uma confraternização que une as pessoas valorizando-as de igual maneira, sem qualquer distinção ou preconceito.Acredito sim que através da arte podemos contribuir para um mundo ainda melhor e tenho a certeza de que o projeto social do Mercado Persa em breve será abraçado por outros eventos em todo o país abrindo novas oportunidades para crianças e adolescentes, mostrando que é possível sim viver através da arte. ”



 Descendente de libaneses, Shalimar Mattar convive desde a infância com a cultura e arte orientais. Sua mãe, a mestra Samira Samia, sempre estimulou seu interesse pela dança e aos quatro anos, Shaly já iniciava o primeiro curso de Ballet Clássico, modalidade a qual se dedicou durante muitos anos até tornar-se professora. Além do ballet, estudou e atuou em grupos profissionais de sapateado americano e jazz.Uma de suas principais características profissionais é a tendência pela mescla de estilos e ritmos e por este motivo Shalimar ainda estudou dança de salão, havaiana, cigana, flamenco, afro e algumas modalidades típicas brasileiras.

Como Bailarina Profissional apresentou-se em praticamente todos os clubes, buffets, casas de espetáculos, centros de exposições e restaurantes típicos de São Paulo e também em eventos empresariais e festas particulares (casamentos, aniversários, comemorações).

                                  
                                              


Como Professora ministra cursos regulares e específicos para formação ou aperfeiçoamento de profissionais, além de workshops por todo o país. Muitas de suas alunas hoje são professoras renomadas no Brasil e bailarinas profissionais de grande sucesso nos Estados Unidos e países da Europa.
Como Coreógrafa já desenvolveu importantes trabalhos em espetáculos para profissionais da área, além de artistas circenses e atores de teatro. Em 2011, foi coreógrafa e diretora de duas alas na Escola de Samba "Gaviões da Fiel".
Pesquisadora da área de modalidades da dança do ventre, há alguns anos desenvolveu uma nova forma de execução da dança da espada; uma releitura que atualmente é adotada por profissionais conceituadas de todo o país. 
                                                            Oriente Total

  É um programa de aperfeiçoamento em dança oriental árabe, é, atualmente, um dos mais completos no mercado brasileiro. Idealizado por Shalimar Mattar,é direcionado aos profissionais que buscam especialização e aos praticantes com pelo menos dois anos de estudo que desejam se profissionalizar. 
Shalimar Mattar também já realizou trabalhos muito conceituados como editora do jornal Oriente Encanto e Magia (hoje também como a revista de edição mensal com grande circulação em nosso pais).
Shalimar também elaborou O Código de Ética da Dança do Ventre objetivando a organização e valorização do segmento envolvido com a dança do ventre no Brasil.
Esse é o resultado de um trabalho conjunto e democrático que contou com a participação de 439 praticantes dessa arte (amadoras e profissionais) durante um período de 10 meses de trabalhos.
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=c%C3%B3digo%20de%20%C3%A9tica%20da%20dan%C3%A7a%20do%20ventre&source=web&cd=2&ved=0CDUQFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.malika.com.br%2FC%25C3%25B3digo%2520de%2520%25C3%2589tica%2520da%2520Dan%25C3%25A7a%2520do%2520Ventre.pdf&ei=ZJ17T8vqE4KDgAeXtOCNAw&usg=AFQjCNGzwtMxWRXN4rlGsjbgUKpM0tPcXw&cad=rja












Fontes:
www.mercadopersa.com.br
www.orienteencantoemagia.com.br
www.shalimarmattar.com
shalimardancaspersonal.blogspot.com  

Nenhum comentário: