quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A dança, fusões e coisa e tal.....

Escrever sobre certos assuntos voltados á dança requer tempo pra pesquisa, não é só ctrl+c  e ctrl+v.
 Antes de mais nada preciso esclarecer que:  para publicar este artigo , fiquei com bastante receio de ofender alguém ou publicar algo sem nexo, mas graças á uma saudável discussão via facebook encontrei as palavras certas que tanto procurava em pessoas  entendidas do assunto: Brigitte Bacha (coreográfa, professora e diretora da Cia Brigitte Bacha e divulgadora do folclóre  árabe em Minas Gerais),Raquel Campolina (bailarina atualmente  do estilo Bellytango),Surrenda ( Bailarina e professora  do estilo Tribal  Fusion e dança do ventre)  Priscila Patta (coreográfa e bailarina com carreira internacional,criadora do estilo Raks Jam Fusion que; mescla movimentos dança árabe e comtemporânea) e Thalita Menezes (professora,coreográfa,bailarina,estudiosa e divulgadora principalmente do estilo fusões).......Todas aqui de Minas: ê orgulho né???
Bom, a seguir tratarei aqui de um assunto muuuuuuuuuuito  importante no meio da dança: As fusões.
Queridos leitores e leitoras tenho aproximadamente 5 anos e meio que estudo (sim, quando você decide que quer aprender a dança do ventre, você se torna uma aprendiz eterna......pode se ter anos de experiência de palco,mas a cada dia um novo aprendizada.Existe que acha que já sabe tudo,não precisa se aperfeiçoar,estudar..enfim...) e estou LONGE de ser uma bailarina éxima,tenho inumeros pontos fracos como dançarina, não me acho a tal,mas uma coisa eu afirmo: fusão não é o meu forte.Vejo muita bailarinas se arrisacando nesta idéia sem antes ao menos fazer uma prévia pesquisa do tema a ser dançado....E o que me deixa mais frustada ainda  é discutir este assunto com gente que não entende do assunto e ainda por cima acha que esta arrasando....Podia citar exemplos aqui de fusões mal feitas e bem feitas,demonstrar com vídeos, mas não é este o meu objetivo com este post. 

" A fusão que não funciona é a fusão sem estudo. Concordo plenamente com vcs e era nesse ponto que queria chegar. A alguns anos vi na em um  programa de tv , uma bailarina que já ganhou concursos fazendo um bellysamba. Pois bem, ela apareceu com a roupa de dança do ventre um penacho na cabeça fazendo alusão ao samba e ao soltar a música ela dançou dança do ventre e em determinado momento apenas deu uma "sambadinha" e recomeçou a dançar dança do ventre. Fiquei p. da vida, mas continuei a assistir o programa , pois ela havia anunciado que faria ainda uma fusão com o tango, a fusão que mais me agrada, portanto, fiquei aguardando imaginando que agora sim poderia vir uma fusão de fato. POis bem, quando penso que não ela apenas tira o penacho da cabeça, chama um parceiro, dança um tango clássico e pronto acabou a apresentação. Aí minha revolta, como uma bailarina, vai em rede nacional, em um programa de alta visibilidade e tem a capacidade de apenas dançar uma das modalidades sem fusão alguma e diz que aquilo é uma fusão com td certeza?! Honestamente achei até desrespeitoso para com td a classe da dança do ventre que trabalha e estuda pra realizar um trabalho de qualidade. Pouco depois encontrei seu vídeo no you tube dessa apresentação e qdo comentei, visto que se postou no you tube, deixou livre os comentários eu não estava errada, enfim, qdo comentei sobre a sua "fusão" Tive o comentário apagado por seu empresário e fui desrespeitada e ofendida na página por não ser "fã" do trabalho da mesma. Então é isso... fusão não é simplesmente vestir o figurino mesclado de ambas danças e não ter técnica, mto menos estudo sobre ambas. Acho que quem a pratica dessa maneira, desrespeita o bom profissional denegrindo sua imagem e seu trabalho." (Raquel Campolina)

É minha gente este talvez seje o assunto de maior interesse de muitas bailarinas,professoras,afins....fusão para mim como a própria palavra diz: fundir algo com alguma coisa...no caso da dança é o momento em que a/o bailarina (o) pode ousar,se libertar,criar...mas vamos ser sinceros precisa estilo gente,não adinata criatura achar que está arrasndo e não investir em expressão,figurino,movimentos apropriados,energia...ai,ai,ai..não é só colocar um traje de dança,uma música ao fundo e dizer: belly "alguma coisa" ou fusão "etc e tal"....E o respeito com o público,consigo mesma,com a dança que está representando? 
" Eu adoro fusões e adoro um clássico. Acho q a fusão nasceu dessa necessidade de deixar o show de DV mais versátil. Mesmo quem não é profissional sabe q grande parte do público q assiste dança do ventre é leigo. Daí a ideia de fusionar danças pra tornar o show mais atrativo. Mesmo pq a ideia da fusão num é tão nova assim. Não se sabe mais o q é fusão, dv e tribal. Certa vez vi uma discussão sobre um concurso de grande porte aqui no Brasil em que ficou meio que indignada por que algumas meninas ganharam na categoria fusão quando na verdade elas fizeram dança do ventre numa música q não era de DV. É preciso ter muita cautela no que você quer mostrar por ai e estudar neh. Sem estudo nem a DV fica boa quanto mais a fusão. E acima de tudo ter bom senso e não se aliar a ideias só por modismo. As fusões existem pra deixar nos shows ainda mais bonitos e não pra ser motivo de vexames" (Surrenda)

Já achei tantos nomes e tantas fusões que fico me perguntando aonde vai tudo isto: bellysamba,bellyrock,fusão pop,hip hop fusion...não sou contra adança em si,não é o estilo que sigo ou estudomas respeito que tem foco e a trajetória voltada a esta modalidade de dança....confesso que já assiti muitas interessantes( etáe até danças  que não tinham nada com dança árabe ou derivados).
"Sou uma bailarina de fusões...mas ás vezes me pergunto:ser bailarina de fusão tem que saber dancar tudo? De uma certa forma nos levar a crer que sim. Temos que ter conhecimento do que vamos fundir. A nivel do quanto queremos fundir. Tenha uma experiencia maior no estilo de dança base de sua fusões. Saber muito sobre 2 dancas, ou dancar muito estas 2 dancas NAO QUER DIZER QUE SAIBA FUNDIR BEM UMA SOBRE A OUTRA. Para ser bailarina de fusão, o principal e ter gosto de fundir e nao fundir porque esta na moda...As fusoes, assim como todas as dancas... a arte, aconteceram e acontecem de forma natural. Um processo evolutivo da sociedade de acordo com o contexto que esta inserida.Fundir eh muito mais uma questao de gosto, paixao, satisfacao em fundir... em se libertar, em explorar o proprio corpo da maneira que desejar.Como nomear as fusões? Ás vezes é  dificil nomear por não ter os estilos muito bem visiveis e definidos…
Um toque: Reflita se aquela dança ali nao esta traduzindo o próprio estilo da bailarina, em que não precisa necessariamente de um rótulo. Estilo é estilo! Não  temos obrigatoriamente que decifrar, muito menos copiá-los.
  É importante sua coreografia ter um nome. Uma especie de tema, que traduza a sua intencao. Isso facilita nao soh para o publico entender sua danca, mas para voce mesmo se nortear dentro dela.” (Thalita Menezes)

"Gente, que tudo,tô adorando essa discussão, concordo, odeio fusão mal feita, me incomoda profundamente: fazer fusão sem estudar o estilo fusionado é uma falta de responsabilidade, criar coreografia em musica sem saber o que significa também, precisamos estudar mais, pesquisar mais, praticar mais, mas com responsabilidade.
Toda essa conversa me lembra o meu professor Arnaldo Alvarenga, nossa como queria saber a opinião dele sobre isso, mas quando fiz o curso de pedagogia do movimento, cheguei lá extremamente acanhada e morrendo de vergonha, afinal eu era a unica do grupo que estava ali e que dançava dança do ventre, nunca tinha feito ballet, enfim, tinha vergonha dos meus colegas(quase todos eram 
diretoras das escolas de dança de ballet de Belo Horizonte), e nas discussões da turma, ele sempre falava da emoção de dançar, e da força de uma dança feita com emoção, e era muito comentado nas matérias sobre bailarinos que quebraram regras e transgrediram á sua época, por exemplo: Isadora Duncan, Considerada a pioneira da dança moderna, causou polêmica ao ignorar todas as técnicas do balé clássico.Hoje em dia eu penso, técnica é necessária? é Claro, mas a emoção é prinicipal numa dança, quando vejo uma dança que não me passa nada, meu amigo, não interessa se tem técnica, se é clássica se é contemporânea ou qualquer coisa muito importante, por isso eu penso primeiro em emoção, me irrita ver uma menina linda com um figurino lindo, fazendo uma coreografia inpecável, mas sem emoção, é isso, não importa o que está dançando tem que dançar com emoção, a emoção convence, por incrivel que pareça na aula de encerramento desse curso os meus colegas me pediram para fazer uma dança do ventre (morria de vergonha da minha falta de técnica de ballet), dancei sem preparar nehuma coreografia de improviso na hora, e para minha alegria alguns colegas choraram de emoção, aí fiquei me questionando o que eu fiz demais, estava confusa morrendo de vergonha, mas aquilo foi um grande aprendizado pra mim, dentro de um ambiente que era extremamente estranho para o meu mundo, a minha dança emocionou, não falava a mesma linguagem, mas na emoção toquei, é isso gente, primeiro temos que colocar a alma para dançar, não tentar fazer as coisas só para impressionar ou para chocar, depois vamos pensar na harmonia, fusão exige harmonia, acho que tudo pode ser fusionado, mas se não tiver harmonia e bom gosto mas fusionar, não adiante, pode colocar melancia na cabeça, não convence. Depois disso comecei a trabalhar um pouco de fusão e o primeiro trabalho que eu fiz, falei com o Arnaldo que era graças a ele que tive coragem de dançar aquilo, tinha medo de estar difamando essa musica, ou de estar confundindo, mas acho que pra mim foi uma das danças que mais amei dançar, espero que gostem também,transgredindo que as pessoas podem encontrar um novo caminho, mas temos que ter cuidado, que nem sempre acertamos de cara, as vezes tem que quebrar a cara, mas não pode parar com medo da critica, precisamos ter coragem, podemos errar mas podemos ter a surpresa de acertar em cheio" (Brigitte Bacha)

Reflexão sobre o que se quer da vida, sobre o que se está estudando,sobre suas metas como eternas aprendizes da dança em geral: ESTUDEM,PESQUISEM E TENHAM ESTILO PRÓPRIO ..cópias tupiniquins estão por todos os lados...Fiz um workshop com a bailarina Nagla Yacoub no ano passado (2011...) e depois de uma prosa muito boa fiquei muito encantada com com sábias palavras ditas por ela mesma: " fico maravilhada com as bailarinas de Minas...Vcs tem estilo próprio e muita qualidade de dança...Vejo isto por toda a parte onde vou ....bailarinas estão todas iguais,dançando igual,mesmas expressões e gestos próprios....sem estilo,sem sal....
Estou aqui com muitos assuntos bacanas a serem postados,mas vou atrás de fontes,opiniões para bolar  um texto próprio. No mais até a próxima pessoas...arrasem neste mundão lindo da dança,invistam em vocês se assim desejarem,estudem..criem se libertem....  E vivam a Dança.....


Maryah Nogueira

2 comentários:

surrendra disse...

Adorei!!!

maryah nogueira disse...

Sábias palavras: "Dance para ser feliz, não se entregue as sombras da vaidade, dançar tentando ser melhor que os outros ou querer ser os outros, é embasar a si mesmo, é eliminar da arte sua verdadeira essência!"