quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Ensaio Aberto com Marcelo Fallahin e Banda

Marcelo Fallahin natural de Belo Horizonte é um músico que se destaca por sua enorme versatilidade atuando como multi-instrumentista, compositor, arranjador e produtor musical. Bacharel em violão, cursou a UFMG, UNESP e UEMG onde se graduou. Compôs um enorme repertório para violão, que incluem peças para violão solo, um concerto para violão e orquestra, orquestra de violões, estudos e dezenas de músicas camerísticas.

Escreveu mais de cem transcrições e arranjos para violão. Como violoncelista, estudou na fundação Clóvis Salgado, na UFMG e na UEMG. Integrou a Orquestra da UFMG de 1994 a 2000 e também a Orquestra Filarmônica Nova de Belo Horizonte. Fundou o Quarteto de Cordas América para o qual escreveu dezenas de arranjos e composições.
Fascinado pela música étnica e microtonalismo, em 1994 começou uma profunda pesquisa na música oriental, principalmente a hindu, árabe e japonesa. Executa o Sitar e a Tambura (Índia), Koto (Japão) e o Oud (árabe). Escreveu e editou dezenas de composições clássicas desses países. Em 1996 fundou o Grupo Pranam de música Hindustani (norte da Índia) que chegou a realizar seu concerto para sitar e orquestra em 1998 com a Orquestra Sinfônica da UFMG.
Em 2005, realizou um antigo sonho de fundar um grupo de música árabe, o Grupo Al Fallahin que se apresentou nos principais palcos de Belo Horizonte,e também outros estados do Brasil.Pouco depois, em 2008 Marcelo Fallahin partiu para carreira solo com seu novo grupo que leva seu nome. O trabalho com diretriz étnica, é especializado em diversos estilos de música oriental de diversos países. A dança é uma característica marcante no seu trabalho que resgata a integração entre as artes. No repertório, músicas próprias e clássicas dos compositores Hani Mehanna, Riad El Sombati, Mokhtar Al Said e a famosa Orquestra El Ferka El Mesaya dos lendários CDs Jalilah’s (Egito), Mohammed Abdul Wahab, Omar Faruk Tekbilek (Turquia), Ziad Rahbani (Líbano), Ravi Shankar (Índia) entre outros. Seus shows são sempre marcados por grande entusiasmo e participação do público, no Brasil e no exterior. Os ouvintes ficam envolvidos com as mais belas e tradicionais composições da música oriental e hipnotizados pelos diversos estilos de dança.
“Música árabe e dança do ventre são piores que dengue. É uma febre. Aqui no Brasil, elas tomaram dimensão incrível. Em BH, há umas 50 escolas de dança do ventre. Ouvi dizer que Manaus tem 14 grupos profissionais de música árabe e em São Paulo está o maior festival de dança do ventre do mundo. Nem o Egito e o Líbano têm mais que isso”, comenta Marcelo.
Há 6 anos Marcelo Fallahin dirige o Circuito Ensaio Aberto de dança Oriental com música ao vivo que acontece mensalmente e reúne renomadas bailarinas de Minas Gerais e do Brasil. Atualmente, Marcelo trabalha na gravação de seu segundo CD, ministra workshops por todo o Brasil de música oriental e realiza regularmente shows com sua orquestra. Mais de 1000 bailarinas e bailarinos já participaram de seus shows, que são sempre marcados por grande entusiasmo e participação do público, no Brasil e no exterior. Os ouvintes sempre ficam envolvidos com as mais belas e tradicionais composições da música oriental e hipnotizados pelos diversos estilos de dança.
            Para maiores informações sobre o evento ou contato para shows:
                                     marcelofallahin@hotmail.com
                               http://www.myspace.com/marcelofallahin

Abaixo, algumas das muitas bailarinas (e bailarinos também) que já participaram deste evento:









 

     

  

 
                                                                                                                                                                                      
                                                

                                              

Nenhum comentário: