sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Diva do mês

Cá estamos nós novamente, para homenagear bailarinas e bailarinos (sim também) da dança árabe que se destacam pelos palcos da dança.Escolher quem será homenageada é muito prazeroso para nós, mas não é fácil.A dança árabe é infinita em vários aspectos, suas divulgadoras e divulgadores são muitos, selecionamos,pesquisamos e postamos aqui com muito carinho.Este ano destacaremos também bailarinas internacionais.
Para começar, nossa Diva deste mês é nada mais nada menos que ela:                                                       Saida Helou

 

Dizer que esta bailarina de  de postura e presença de palco impecáveis  é encantadora, é pouco.Por ter uma  influênica forte do ballet,Saida abusa de movimentos impactantes e alongados,prendendo a atenção do públco em sua dança .Eu compartilho com vocês o primeiro vídeo que assisti desta bailarina, e quando acabei de vê-lo fiquei pensando: "quem é esta bailarina,nóóssa..."

                                                                            

O que mais podemos saber desta bailarina :

A dançarina argentina Saida tem mais do que a dança do ventre como forma de contato com a cultura árabe: filha de imigrantes sírios, seu verdadeiro nome é Verónica Helou, já possuindo uma carreira de 18 anos na dança do ventre.

Bailarina clássica desde 1983, ingressou na dança do ventre em 1991 com o mestre Amir Thaleb (diretor da Arabian Dance Company), estudando folclore árabe e a dança árabe performática. Por dez anos, Saida foi a primeira bailarina desta companhia, e em 1994, ela fundou sua primeira escola de dança do ventre, atualmente com mais de 700 alunas.

                                                           
No ano 2000, Saida passou a divulgar seu trabalho internacionalmente: primeiramente, se apresentou com a companhia de Amir Thaleb em Miami, ao lado do grupo Middle Eastern Dance Exchange de Tamalyn Dalal. Após este show, começou a realizar workshops com o músico Mario Kirlis por vários países, inclusive no Brasil, nos anos de 2003, 2005 e 2006 através do Festival Luxor.

                                                                                 

             

Em 2002, Saida criou o grupo Rakkasah, com o qual realiza apresentações periódicas na Argentina, já tendo se apresentado também no Peru e na Colômbia. E em 2004, passou a integrar o grupo Bellydance Superstars do produtor Miles Copeland, gravando no ano seguinte o DVD "Solos From Monte Carlo" com a música "New Baladi" de Mario Kirlis e a música "El Baston" (presentes no CD Bellydance Superstars 3). Também em 2005, gravou seu primeiro DVD instrucional com o maestro Mario Kirlis.
Saida é uma dançarina reconhecidíssima na Argentina, a única que organizou por lá um seminário internacional de dança do ventre (trazendo nele Amar Gamal), e que é conhecida por todo o mundo. Em 2008, ela obteve o diploma de honra por ser a melhor bailarina de danças árabes na Argentina.
Fonte: www.odalisca.com 
                                                                                                                                           
                                                                                                                          

    
“Meu conselho é que sempre tenham claramente sua meta. Se desejam fazer por diversão, hobby, profissionalmente... Enfim! E que logo se aperfeiçoem e estudem muito, que se dediquem com verdadeira paixão. Devem ser responsáveis, respeitosas com a cultura, se informar, estudar, não ser alguém que só improvisa. Se se dedicarem a ensinar, que estejam o suficientemente preparadas para fazê-lo! Que amem o que fazem, que sejam bondosas com suas alunas, que possam dar e receber delas. Se só serão bailarinas, que não importe o físico, nem a beleza, que possam transmitir arte aos demais e deixar algo bom nos corações das pessoas.”  (Saida)
Os primeiros vídeos que assisti , com com dança de casal foram com Saida e Yamil Annum (para os que não sabem os dois são casados)

E claro não poderia deixar de compartilhar com vocês este vídeo também,claro ele é de 1998,então de lá para a dança de Saida esta muito mais aprimorada.É bem nitido em seus movimentos,e mesmo as bailarinas com muitos anos de carreira também estudam....

 Para quem quizer conferir de pertinho um pouco mais sobre Saida, ela estará no  Mercado Persa  2012, juntamente com outros nomes da dança:
 

Nenhum comentário: