segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Bailarina profissional?ser ou não ser?

Como tudo na vida tem uma razão de ser;a minha de escrever este post veio depois de ler este artigo: http://casadabrima.wordpress.com/2011/04/10/ser-professora-de-danca-do-ventre-por-rosane-sampaio/, que eu aconselho a muitos a lerem com carinho.
Mas voltando ao assunto: para ser bailarina é necessário ser profissional? É nescessário fazer shows? É necessário ser conhecida? O que é preciso para ser uma bailarina profissional? E quando parar de estudar dança do ventre?A resposta para esta última pergunta já digo de imediato:NUNCA.
Raqia Hassan, grande mestra egípcia, disse certa vez em uma entrevista concedida à Lulu Sabongi,que “Uma grande bailarina nunca pára de estudar. Quando parar, ela já estará morta como bailarina.”
No meu ponto de vista, temos que dividir em duas partes: Bailarinas profissionais e amadoras. Bailarina profissional é quem dança por profissão, que vive disso. Ela estudou, se formou e trabalha com dança. Leva a dança a sério. Independente de ser conhecida ou não, Ela vive da dança ou dando aula, ou fazendo shows....
Não é só na dança do ventre que isso se aplica, em toda profissão deve existir reciclagem, atualização do profissional, para que ele continue competitivo e, principalmente, competente.
Pense nos médicos, quem gostaria de se consultar com um senhorzinho do tempo dos seus avós que nunca mais pegou um livro, freqüentou uma palestra ou seminário sobre sua especialidade? Certamente ele teria a vivência e a experiência de anos de prática de sua atividade, conhecendo e diagnosticando muito bem por conhecer. melhor do que um jovem residente, os sintomas de uma doença, mas será que a terapia que ele aplicaria seria a mais adequada? Será que não existiriam opções mais eficazes para solução do seu problema que talvez ele, pela falta de interesse, tenha deixado de conhecer?
Quando ouvimos pessoas como Raqia, ou mesmo Lulu, dizer que o estudo é eterno e que elas estão sempre aprendendo e buscando mais, sentimos até um certo desânimo, afinal quando é que poderemos dizer que somos ‘formadas’ em dança do ventre?

Se você fez um curso, que oferece uma formação técnica e prática, como uma universidade, então você até poderia se considerar formada. Veja bem ‘se considerar formada’ não de fato estar, porque na prática não existe faculdade de dança do ventre reconhecida por órgão nenhum que regulamente esse tipo de coisa.
E, ainda assim, você não poderá se dar ao luxo de parar de estudar, porque afinal de contas o exemplo que acabei de citar do médico trata de busca de conhecimento pós-formado.
Não entenda-se por estudo apenas permanecer em uma sala de aula, freqüentando um curso regular semanal, na verdade é muito mais do que isso.
Toda bailarina chega em uma fase onde ficar dentro de uma sala de aula semanalmente enche o saco, parece que de duas horas de aula você consegue aproveitar cinco minutos, o que não é em absoluto uma verdade.
Mas podemos entender ‘estudar para sempre’ como um incentivo para a busca de vídeos, aulas particulares, talvez vez ou outra regulares para dar uma quebrada na monotonia, workshops e aulões especiais.Ser profissional de dança do ventre é ter uma paixão de longa duração que não se trata apenas de dançar, mas de compreender todos os  seus elementos, como música e cultura. Toda bailarina profissional deve apreciar e conhecer a música do árabe só assim poderá entender o ritmo necessário para o desempenho da dança.

Além disso, para se dizer uma bailarina profissional ela deve estudar o contexto histórico da dança, assim dominará os diferentes estilos. Deve também dedicar-se as técnicas da dança do ventre, deve  dedicar um  tempo para o estudo e criação de figurinos para cada performance,deve corrigir equívocos sobre a dança, explicando ao leigo sua origem  e seu contexto histórico,deve aceitar que para ser profissinal ela precisará de dedicação à arte.
Para aquelas interessadas em se tornar uma bailarina do ventre profissional, é aconselhável procurar estúdios que tenham cursos profissionalizantes.  
Assistir o show de outras bailarinas é também um grande aprendizado, independente do nível técnico que esta bailarina se encontra, sempre temos algo para trazer para nossa dança, mesmo que filosoficamente.

Quando além de bailarinas ainda nos aventuramos pelos caminhos do ensino, o desafio é ainda maior, e a responsabilidade proporcionalmente aumenta.
É inconcebível uma professora que acha que sabe o suficiente, que simplesmente pára seus estudos ou os resume a pequenos esforços. Certamente suas alunas não conseguiram beber em sua fonte por muito tempo!Vale a pena se interar do assunto, pesquisar também ajuda muito e buscar opinião de quem já esta na área e é QUALIFICADO PARA O ASSUNTO.Dica:  http://wooz.org.br/
 “A professora é como um copo de água transparente: todos podem ver o que há dentro do copo. Se ela dispõe de toda a água e não busca mais, seu copo parecerá vazio e de fato estará.”
Estude sempre mais, mais e mais, se contentar com pouco é o primeiro passo para a mediocridade. Claro que apenas se dizer bailarina profissional não resolve nada se não buscar PREPARAÇÃO.Afinal estara exercendo uma profissão,e para tal deve se qualificar como qualquer outra profissão existente....Estudar,estudar e estudar.Somente depois disso é que vem a busca pelo registro profissional (SATED).Estudar dança é tão preciso para quem quer ser profissional que já esxite curso superior em dança,não é voltado específicamente para a dança do ventre mas abrange estudos de diversas danças.
"Quem dança nas horas vagas e tem outras prioridades, não pode ser considerada bailarina profissional, é amadora... Assim como aquele cara que tira fotos incríveis, com muita técnica mas na verdade é piloto de avião, a fotografia para ele é um hobbie, só acontece nos tempos livres, por mais esmero que ele tenha.E uma coisa é certa:Estudar e praticar muito"  Luana Mello ( http://dancasexoticas.blogspot.com/ )
Para aquelas que além de bailarina profissional querem também ensinar, eu compartilho este lindo texto da baialrina Feranda Guerreiro.Leiam e reflitam e independente de profissionais ou amadoras: tenham amor pela arte, sabedoria para exclarecer os leigos e acima de tudo HUMILDADE.

" O que precisamos para ENSINAR?
- Ensinar exige pesquisa
- Ensinar exige respeito aos limites individuais de cada aluno
- Ensinar exige ética
- Ensinar exige reflexão
- Ensinar exige humildade, tolerância e paciência para enfrentar as dificuldades do dia a dia
- Ensinar exige a convicção de que mudar é possível
- Ensinar exige curiosidade
- Ensinar exige segurança, competência profissional e generosidade
- Ensinar exige comprometimento
- Ensinar exige liberdade e ao mesmo tempo autoridade
- Ensinar exige tomar decisões conscientes
- Ensinar exige saber escutar
- Ensinar é doar e receber
Nós, professoras de Danças Árabes devemos desenvolver um trabalho criterioso e acreditar nele desde o início. A crença no que estamos fazendo nos manterá no caminho do aprendizado e a autocrítica nos impulsionará para o crescimento constante. Nunca devemos acreditar que já chegamos lá, a dança é uma arte em evolução e nunca pára. Devemos estudar sempre e buscar aprimoramento… Ensinar é aprender constantemente." Fernanda Guerreiro

Nenhum comentário: