quarta-feira, 13 de março de 2013

Você não pode compreender o mundo... Não mesmo.

                               Hoje começo o post assim:



http://www.tatibevilacqua.com
"Somente quem caminha sabe o valor, o tamanho, a conquista, de que é feita a história de cada único passo. Há quem pare no meio da estrada e se enrede no suposto cansaço que mente o medo de prosseguir. Há quem corra tão freneticamente de si mesmo que nem percebe a paisagem ao seu redor. Há quem pareça recuar dois passos para cada um alcançado. No fim das contas, todos avançam, de uma forma ou de outra, ainda que, aos próprios olhos e aos alheios, o avanço seja imperceptível. E, nos trechos da jornada em que já é possível caminhar com mais atenção, respirando os sentimentos singulares de cada passo, a gente percebe que não há exatamente um lugar onde chegar. Nós somos o lugar. A gente percebe que pode aprender a relaxar e a usufruir também da viagem e que essa é forma mais hábil e generosa de avanço.
( Ana Jácomo)


Desde que comecei meu processo de profissionalização no ano de 2010, quando resolvi deixar minha paixão se tornar minha profissão e então assumir publicamente: Sim é isso o que eu quero para minha vida. Já comecei sofrendo preconceitos dentro da minha própria casa, onde eles diziam : ixiiii essa vai passar fome... Mas essa é e essa foi a minha decisão me mantive nela ate hoje e não mudo de opinião, não me vejo fazendo outra coisa e se o fosse fazer não faria bem, pois o que me traz alegria de verdade é amar o que  faço e fazer o que amo: Dançar e ensinar esta arte,conheço muita gente que trabalha com a dança e vive da dança por que eu não poderia ser mais uma delas?

Sim já sei que a estrada não é facil e é preciso ralar muito para alcança-la, mas eu não tenho pressa... Eu tenho é vontade, vontade de vencer e isso me leva pra frente.
Desde então comecei á dar aulas no estúdio onde sou uma estagiária (ainda em busca do meu Registro Profissional que se Deus que quiser esse ano ele sai, para enfim tirar este peso de quem só quem tem este registro é verdadeiramente uma profissional, mas sinceramente nestes meus quase 10 anos de dança eu conheci muita gente boa que tem o registro e muita gente ruim também, então continuo achando que isso não é um padrão para nada e não qualifica quem é bom ou ruim ou quem trata com seriedade e respeito a Dança do Ventre, mas enfim para o mercado ele é importante então lá vou eu, mas este é um assunto para outro post.) Então eu venho conciliando meu trabalho de professora e bailarina com outros trabalhos, pois ainda a Dança não me traz financeiramente o que preciso (ainda) pois quem é da área sabe o quanto a gente gasta com estudo, ainda mais as pessoas assim como eu que prezam por qualidade e estes gastos ainda não se suprem somente com a dança então para complementar minha renda cá estou eu conciliando um sala fechada em um escritório e a minha paixão á Dança.
No começo eu escondia dos meus 'chefes' o que fazia, não por vergonha pelamordeDeus não pensem isso, mas sim pelo pré-conceito que as pessoas tem de Dança do Ventre, quem nunca ouviu aquelas famosas frases: 
 *Nossaaa você faz Dança do Ventre, seu marido deve passar bem -- Tadinhos eles que não sabem o quanto marido de bailarina sofre rsrs, é acompanhar você nos eventos, carregar malas, véus, espadas e afins e a outra
 * Nossaaa Dança do Ventre é tão sensual néh
 E mais 
* Você faz o que ? Sou bailarina , ah legal e trabalha com o que? Oi ???

É minha gente e a culpa é de quem??? Nossaa ? Sim nossa! Nossa e das redes televisivas que insistem em colocar a dança do ventre nos piores patarames possíves. Sim a culpa é nossa pois quantas pessoas que se dizem profissionais por ai passam o uma conotação errada do que é Dança do Ventre? Concordo que ela não deixa de ser sensual é uma dança feminina que levanta auto-estima de muitas mulheres MAAS ela não tem nada de sexual. A maldade esta na cabeça de quem vê e de quem esta Dançando, sim pois  depende do que você quer passar com a sua Dança. ( Ah! E lembrando, não tem jeito de ser sexy pra sempre ta querida, beleza um dia acaba  e outra você afasta as mulheres de você e atrai homens que so querem exibir um trófeu). A responsabilidade de mudar essa realidade é nossa que buscamos levar o respeito dessa arte, das nossas atitudes perante as pessoas que nos cercam e que nada entendem sobre este assunto. Pois então assumi verdadeiramente quem eu sou e o que faço,o que amo desde dessa epóca, e vem falar da minha Arte pra você ver... Senta que lá vem a história. Não esqueço de um certo chefe que veio uma dessas historinhas de dança do ventre é sensual. Ele ficou com a orelha doendo, pois eu expliquei calmamente o que realmente era Dança do Ventre, a sua história milenar, suas citações na bíblia, a riqueza da cultura árabe... Acabou !!! Ele passou á olhar diferente pra tudo, mas infelizmente não dá pra sentar e explicar á cada uma das pessoas a verdadeira face da Dança do ventre. Cabe á nos mostrar as pessoas que estão a nosso redor á respeitar. Como ? Com nossas atitudes! A realidade é nossa e a opinião é dos outros, os leigos.


Não acho que essa realidade vai mudar, pelo menos não tão rápido afinal as redes de televisão são vistas pelo mundo todo então essa luta é desigual, maas temos que começar se não onde iremos parar???Poxa o que esse povo pensa que estamos fazendo na sala de aula? ensinado a seduzir? O que fazemos no palco? Seduzindo???  Minhas horas e horas de treino são pra que? Seduzir? Ai meu Deus é muita coisa estranha pra minha mente. 

Acredito também que a Dança do Ventre ainda é pouco divulgada e quando é divulgada é mal divulgada. Precisamos trazer mais seriedade, qualidade !!! Enquanto arte-educadoras que somos passar sempre esse respeito pela Dança para nossas alunas que assim passaram para outras pessoas e assim por diante.

Mas desde sempre existe aquela história de que quem faz/trabalha com arte é um ser incompreendido e vive numa bola de ilusão. Sim é difícil viver de arte nesse país, mas não é impossível e precisamos fazer com que esta realidade mude. Quem realmente valoriza arte neste país? Não estou falando so de Dança não, mas de arte como um todo?!  A arte existe porque a vida não basta- Ferreira Gullar


Só quem Dança sabe, e por mais que temos todo o lado bom e todo o  lado ruim, o saldo positivo sempre ganha do negativo e então permanecemos naquilo que faz o nosso coração vibrar. So quem dança sabe o quanto isso nos faz bem. quem Dança realmente é mais feliz.


"Muito já se tentou para conter a alma dos artistas. Loucos por natureza, apaixonados sem opção, por aquiilo que lhes toma tempo, a energia e oferece um distinto brilho nos olhos que aos outros parece dizer... eu vivo algo que você não compreende" ( Lulu Brazil)




Com o coração mais maduro...




Jéssica Assis



Nenhum comentário: