quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Então, qual é o seu estilo?

A Dança do Ventre tem revelado em sua prática uma tendência de copiar os detalhes de cada cultura, para fins de estudo e aumento de repertório.Uns são totalmente contra e  outros a favor,mas afinal o que você caro leitor tem a dizer a respeito?
Para refletir um pouco mais,sabemos que a Dança do Ventre consiste em alguns movimentos de vibrações, impacto, ondulações e rotações que envolvem todo o corpo.
O shimmy (vibração) de quadris é o movimento mais conhecido, mas, na realidade, o fundamento da dança do ventre é o controle abdominal e o isolamento das partes do corpo.

Muito tem se discutido que a dança do ventre em geral,principalmente no Brasil,perdeu um pouco suas características principais.Isso não restam dúvidas que ocorre por dois motivos:

*influência de outras danças
*estudo focado em bailarinas "da moda"....(aquelas que todos comentam e que estão ai estouradas na mídia,se é que me entendem). 

O fato é que como eterna aprendiz,eu soube entender cedo que gosto não se discute...é óbvio que as bailarinas que uso como "base" para estudos nunca serão as mesmas de muitas.Mutas gostam da bilarina A ou B,enquanto outras preferm a C o D,enfim.

(http://bailarinasuheil.blogspot.com.br/2010/04/estilo-todos-nenhum-ou-melhor-o-meu.html)

Gosto cada um tem o seu e eu APRENDI A RESPEITAR MESMO QUE EU DISCORDE.
Ser o público, é o que falta em muitas alunas,aprendizes da dança do ventre.
Assistir,ser a platéia, e descobrir o belo em cada bialarina ou grupo.É fato que muitas se preocupam com a extrema técnica,mas afinal para a viver a dança é preciso técnica? (http://estudiodedancaannapaulla.blogspot.com.br/2012/02/bailarina-profissionalser-ou-nao-ser.html)
Quantas eu ja ouvi torcer o nariz para a Saida,Soraia Zayed,Fifi Abdo e até a Lulu (from Brazil)? Gente PELO AMOR DE DEUS,é fato que existe "bailarinas" e bailarinas,e também aquelas que com muito estudo desenvolveram SEU PRÓPRIO JEITO E MODO DE DANÇAR,SUA ASSINATURA "DANÇANTE",SEU NOME.

Que muuito da dança árabe (aquela lá da déc de 50,60 e 70) não existe mais nós já sabemos,que poucas ainda preservam a dança do ventre a moda antiga e são taxadas como "sem técnica" ou "limitadas"também" já sabemos,mas é dai? Qual é a dança do ventre que prevalece?Aquela que preserva a cultura ou aquela à moda "bellydance superstars"?
Responda para você mesma (o).
Hoje temos bailarinas que são base de estudos em muitos pontos: o shimmie perfeito,o qaudril soltão,o carisma,a  expressão corporal,os cambrês.Tudo bem,estude sim,mas tome cuidado para não criar CÓPIAS,como muito temos visto por ai.Tire destes estudos somente o que for útil para você,não queira COPIAR AO INVÉS DE CRIAR por que além de ficar na cara que é cópia,fica feeeeeio pra c#@!$%...(http://www.amarelbinnaz.com.br/2008/08/dana-do-ventre-ou-fbrica-de-clones-por.html)

 QUAL A DIFERENÇA ENTRE TÉCNICA E ESTILO?
Na minha opinião: a técnica é o algo básico,que todo bailarino deveria saber. Já estilo é algo "pessoal" adquirido com o tempo e com a prática da técnica. Basicamente é uma espécie de marca registrada do bailarino. Na minha opinião o estilo só vem depois que a técnica está apurada e que o bailarino atinge uma certa maturidade artística. A técnica pode (e deve) ser aprendida, já o estilo só pode ser desenvolvido.

Em cada parte do mundo,mesmo se tentando preservar a IDENTIDADE,a dança árabe acaba sofrendo influências de outras danças.Argentina,Russia,Ucrânia,Egito,Libano,Brasil...cada local seu modo de dançar...Concordando ou não que deve prevalecer acima de tudo é o RESPEITO,entre suas praticantes,alunas,aprendizes e mestras(as que ensinam elevam o nome de sua dança local por onde quer que vá).

Os "estilos" e suas bailarinas

*Estilo egípcio: A dança da bailarina egípcia é despretensiosa, apesar de ter boa técnica. Elas não são performáticas como as americanas por exemplo. Sua dança é simples, dão muito valor aos movimentos básicos, usam muitas ondulações e têm uma tranqüilidade fora do comum no palco. Em momentos que nós brasileiras estaríamos fazendo um turbilhão de shimmies, elas estão calmamente lendo uma flautinha que está bem escondida no meio da orquestra.

 

*Estilo Argentino: A dança das bailarinas argentinas tem muita  influência do Ballet Clássico  o que torna a dança tecnicamente uma das melhores do mundo. Claro que gosto é gosto, e alguém pode não gostar, mas discordar da qualidade é impossível. A influência do Ballet vem regada com a dramaticidade do Tango, que elas assistem desde muito pequenas. 

                                  
                            
                                

*Estilo Libanês: As bailarinas costumam ser muito mais interativas com o público, os movimentos de quadril são mais fortes e o sapato alto, é basicamente obrigatório(dizem que é por que como os locais de shows são hotéis luxosos,o público não gosta de ver as bailsrinas com os pés sujos, e o salto alto dá elegância e "finesse" as bailarinas). A expressão costuma ser muito extrovertida.

                               

                                 

* Estilo Ucrâniano: Estilo atualmente muito estudado em muitos países,principalmente aqui no Brasil.Pelo o que se sabe  elas tem "marcas" que são só delas, como as jogadas de cabeça, algumas pernas, giros rápidos,quadril forte,cambês invejáveis e claro: a expressão delas é muito forte.Uma curisidade: a maioria das bailarinas ucrânianas solam músicas cantadas, e o talento destas bailarinas parece nascer desde sempre com elas...

                                    
                                  
                                                                                                               

* Estilo Russo: Dança muito expressiva, além de também ter uma leitura musical muito bonita e criativa.


 

* Estilo Americano: se constitui de inúmeras culturas que influenciaram a dança do ventre.Levando adiante os principais conceitos da eclética tradição desta dança, muitas dançarinas americanas e outras de localidades diferentes no mundo, fundem elementos culturais do Oriente Médio com Jazz, Balé, Dança Moderna, Latina, Espanhola, Flamenco, Cigana, Hip Hop, Indiana e etc, surgindo então o Estilo Americano Contemporâneo da dança do ventre.Resumindo podemos entender melhor ao ver as bailarinas da Bellydance Superstars em cena.E´uma dança totamelmente "show" por assim dizer.

                      
                           
                            

*Estilo Turco: O estilo turco e oriental e os estilos árabes de Dança do Ventre compartilham o mesmo vocabulário de dança. No entanto, o estilo turco é influenciado por várias danças folclóricas da Turquia, assim como as danças folclóricas dos ciganos que vivem no país. Muitas dançarinas e músicos são ciganos e deram seu próprio toque especial à dança.

                                        
 

Para finalizar, existem bailarinas brasileiras que  divulgam a tradição da dança árabe por aqui (e por que não pelo mundo).São estudiosas e divulgadoras de uma arte que muito deve ser respeitada,como já ouvi dizer por ai, a "velha guarda" da dança do ventre brasileira.Nessa categoria eu cito as minhas preferidas:





( texto elaborado através de pesquisa: 
www.centraldancadoventre.com.br
www.dancadoventrebrasil.com
www.giselebomentre.com.br
www.khanelkhalili.com.br)

Maryah  Nogueira   

Nenhum comentário: