quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Diva da Semana

         Brigitte Bacha
  
 É muito gratificante para nós admiradores e praticantes da dança árabe, ter a  uma representante do nosso estado (Minas Gerais) divulgando a cultura árabe atravás do folclore, pelo Brasil e também pelo mundo.Brigite realiza um trabalho de imensa qualidade e espetáculos emocionantes.
Abaixo conheçam um pouco mais sobre sua história e seu belísimo tarabalho:
                                                                                                                                                                                                           


Brigitte Bacha é libanesa, nascida na cidade de Douma, ao norte do Líbano. Havendo se mudado para o Brasil com sua família em 1980. 
É graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística pela Fundação Escola GUIGNARD.

Desde a infância convive com as danças folclóricas árabes e libanesa e a dança do ventre. Em 1988, Brigitte voltou a ter contato com a Dança do Ventre no Brasil, fazendo cursos e passando a ministrar aulas e apresentações públicas.

A partir de então, pesquisa as danças Árabes, desenvolvendo coreografias inéditas que são executadas individualmente ou por seu Grupo de Dança, 
Em 1996, fundou o Studio Brigitte Bacha de dança do ventre e desde 2001 dirige a “Cia. Brigitte Bacha de danças árabes”.

Somando em seu currículo 17 espetáculos completados em 2011, todos com nomes árabes e mostrando as variações da dança do ventre e do puro folclore em vários países árabes, enriquecendo, pouco a pouco, com toques de outros estilos, atuando como diretora, pesquisadora, roteirista, figurinista, coreógrafa e ensaiadora.  

 Em Setembro de 2009 o grupo folclórico Brigitte Bacha recebeu um certificado de reconhecimento do ministério de turismo do Líbano,

Atestando ser um legitimo representante do folclore Libanês e sendo um grupo de pesquisa de grande importância na divulgação da cultura libanesa no Brasil.

 A Cia. Brigitte Bacha é a única no Brasil com certificado de reconhecimento do ministério de turismo do Líbano, atestando ser um grupo de pesquisa de grande importância na divulgação da cultura libanesa no Brasil. Formada por dançarinas selecionadas dentro do Studio Brigitte Bacha e por homens especialmente convidados, ambos com preparação técnica e artística.O Studio Brigitte Bacha nasceu, em 1996, do desejo da libanesa Brigitte Bacha de divulgar a cultura de seu povo em terras brasileiras. Com o desenvolvimento do trabalho a técnica tradicional foi se enriquecendo, pouco a pouco, com toques de outros estilos. Em cada espetáculo atualmente, são incorporados alguns elementos de danças folclóricas brasileiras, da dança de salão, da dança contemporânea, da expressão corporal ou do teatro, sempre mantendo, como fio condutor, a tradição árabe. Atualmente a Cia. Brigitte Bacha é referência nas pesquisa em sua área, leva sua arte conquistando prêmios em diversos concursos e ministrando cursos pelo Brasil, é a primeira Cia. Reconhecida pelo governo do Líbano graças a seriedade e autenticidade de suas pesquisas. profundidade e consistência nas pesquisas folclóricas. A proximidade da comunidade árabe, devido à origem de sua diretora que estuda essas danças desde 1988 e ao intercambio de algumas de suas dançarinas nos países árabes, permitiu a renovação de informações e o contato constante com aspectos relevantes da dança que se encontram defasados devido à ocidentalização desta arte. O direcionamento adotado pelo grupo, desenvolver um trabalho que respeite a trajetória da dança e suas características culturais, fez com que o Studio se desenvolvesse com segurança. A partir daí o grupo passou a investir em estudos que permitissem inovações, inserindo elementos que evidenciam versatilidade. O grupo incorporou à dança tradicional as técnicas contemporâneas, e elementos de outros estilos de danças. Essa mistura resultou em um espetáculo dinâmico, marcado pela diversidade. Do folclórico ao inovador, buscando sempre demarcar os limites do que é tradicional e do que é resultado de uma linguagem própria.

O Stúdio Brigitte Bacha está localizado  á : 

 Rua Levindo Lopes, 358 sala 302, Savassi 

Telefone é 32271638

E-mail: brigitte@brigittebacha.com.br


Site: www.brigittebacha.com.br








O resultado desse trabalho minucioso é apresentado a cada ano em seus espetáculos.



1996 – “Sonhos Beduínos” – Homenagem ao Oriente.

1997 – “Dalaouna” – “Graça do olhar”.

1998 – “Min Baladi” – “Da minha terra, do meu país”.

1999 – “Sharfuna” – “Dê-nos a honra de recebê-los”.

2000 – “Ya Ah’la” – “Seja bem-vindo”.

2001 – “Marhaba” – “Saudação árabe”.

2002 – “Jabalye” – “Tudo o que vem das montanhas ou das aldeias”.

2003 – “Lailítna” – “Nossa noite de festa”.

2004 – “A ‘Tahune” – “ Nos moinhos da aldeia”.

2005 – “Assaura” – “A revolução”.

2006 – “Safarna” – “A nossa viagem”(Comemoração dos 10 anos do Studio Brigitte Bacha)

2006 – “Lilmagid” – “Pela glória” – Homenagem aos 50 anos do festival de Baalbeck.

2007 – “Min Zaman” – “Há muito tempo...”.

2008 – “Khaimitna” – “A nossa tenda”.

2009 – “Michuar” – “Passeio”.

2010 – “Souk” – “o mercado”.
2011 _"Bil Afrah"-"Nas alegrias" 


 

Prêmios:


20º FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE – 2º lugar

Joinville / SC – 2002. 


MERCADO PERSA DE BELO HORIZONTE – 1º lugar

Belo Horizonte / MG – 2004. 


XIII MERCADO PERSA DE SÃO PAULO – 1º lugar

São Paulo / SP – 2004.



6º FESTIVAL DE DANÇA DANÇARAXÁ – 1º lugar

Joinville / SC – 2006.



3º ENCONTRO DE DANÇA DE NOVA LIMA – 1º lugar

Nova Lima / MG – 2006.



XVI MERCADO PERSA DE SÃO PAULO – 2º lugar

São Paulo / SP – 2008.
 

 

 


 Fonte: Texto oficial de Brigitte Bacha

Nenhum comentário: