quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Diva da Semana

                           Soraia Zaied

 

Uns a amam, outros a odeiam.....mas que Soraia Zaied serve de influência para muitos (e muitas) é indiscutível (inclusive aqueles que não admitem).
Mas afinal quem ou o quê é esta bailarina?


A brasileira tornou-se uma estrela de primeira grandeza no Egito (conseguiu cidadania Egípcia ), onde reside  e se apresenta e faz muito  por lá nos dias atuais com seus “quadris impactantes”. A dança que ela executa, foi adquirida com a combinação de diversos estilos, como samba. Além de apresentações, Soraia realiza workshops e possui diversos DVDs com aulas de dança do ventre.



 


Um fato que chama a atenção em Soraia  são as suas roupas. Em geral são modernas, sem franjas e bordados e as saias curtíssimas. O salto alto é aliado inseparável de Soraia (acho que não vi ainda uma apresentação sua sem este acessório).


 

É por essa combinação também que aqui no Brasil há quem ame ou odeie seu estilo, mas uma coisa é certa: com tanta polêmica seu renome só tem crescido. Soraia Zaied é paulistana mas se mudou para o Cairo,onde teve Raquia Hassan como mestra, e por lá ficou, tamanho sucesso. 

Já ouviram por ai o termo  BELLY SAMBA?


Adivinham só quem começou com toda esta história?
As "roupas" iguais as que são usadas no nosso carnaval e as plumas na cabeça, o ritmo usado para criar esta fusão que já foi repetida por aqui muuuuitas vezes.....
Dizem por ai que:  Soraia Zaied levou um abateria de escola de samba para fazer uma apresentação (percussiva claro) onde o público ficou de queixo caído....

Sabe mesmo o que eu não aguento? 

 



                                      
Criticam e criticam Soraia,passa um tempinho e tá ai a mesmas pessoa usando os “tals”  modelitos ousadérrimos, saias curtas, plumas na cabeça e claro o belly samba (ou melhor para disfarçar  falam em samba árabe....ah me poupem né?)...O que Soraia realmente faz e: não renega suas origens e tenta levar esta mistura de estilos (egípcio com brasileiro) em suas apresentações.....

Bom, mas voltando ao assunto:

Soraia é considerada uma das  estrelas da dança do ventre no Egito, onde
é reconhecida  por sua incrível técnica e musicalidade por lá é  reconhecida como a rainha do shimmy, misturando sua compreensão  de dança egípcia com o fogo latino das suas raízes brasileiras. Seus solos de percussão são inigualáveis..



 Eu particularmente  não sigo  este estilo de Soraia mas ,não se pode negar que sua técnica,sua presença de palco e sua alegria transmitidas em suas apresentações são únicas.
Soraia combina aspectos da dança das bailarinas egípcias e das influências de danças brasileiras. Ela utiliza movimentos de diversos tamanhos. Em músicas mais lentas, faz movimentos contidos. Nas aceleradas e com percussão, abusa das marcações de quadril.
 Adicionou um temperinho de samba, típico brasileiro, às apresentações nos países árabes. Como mora no Egito há anos, é comum vê-la cantando as músicas, fazendo gestuais com as mãos e passando os sentimentos da letra da música.
Participou diversas vezes do Festival Ahlan wa Sahlan (o maior festival de danças árabes do Cairo,onde participam diversos nomes como Dina,Randa Kamel,Nour entre outras.
Este ano (2011) participou do evento Super Noites no Harém (realizado por Jorge Sabongi) onde foi homenageada e foi convidada como madrinha do evento Titãs (primeiro festival no Brasil de danças somente com bailarinos masculinos).



 










 

Nenhum comentário: