segunda-feira, 25 de junho de 2012

Folclore árabe parte I

O que é o Folclore Árabe?
São 22 as nações que possuem etnia árabe e que têm em comum a língua, o sangue e as leis religiosas. Para começar a entender as variações dos costumes que existem entre esses países (mesmo sendo árabes), temos que ter em mente que cada um deles possui menos ou mais água que o outro, mais ou menos vegetação e áreas com deserto, países que cai neve e também as regiões de divisa com países não-árabes o que pode gerar mescla de hábitos.
 Todos os fatores citados anteriormente influenciam na forma da população se vestir e principalmente na maneira de se elaborar as danças típicas que em sua maioria representam seus trabalhos, a história da criação de vilarejos, colonizações, migrações, crenças, dramas, alegrias e tristezas.
As Danças Folclóricas Árabes são típicas de diversas regiões do mundo árabe. Geralmente se originaram de situações cotidianas antigas, ou seja, nasceram no seio das manfestações sociais e culturais. De forma geral tinham estreita relação com a natureza.
Possuem músicas, trajes e ritmos próprios para sua execução e cabe à bailarina conhecê-los.Em algumas escolas ou estúdio de danças o ensino do folclore se une ao ensino da Dança do Ventre, o que é um erro, mesmo por que  Dança do Ventre e Folclore Árabe SÃO COMPLETAMENTE DIFERENTES.
Há diferenças evidentes na dança árabe e sempre existem algumas características nas apresentações e coreografias. Por isso, temos o que ficou conhecido como o “estilo”.Abaixo temos dois videos em questão: O estilo da dança é o Dabke,mas a sua diferença qual é?...o primeiro em questão é um Dabke mais tradicional e o segundo um Dabke moderno.
"O Dabke, expressão que significa “bater os pés”, é a principal dança do folclore libanês. Sua origem é antiga e sua história está relacionada com o trabalho. Nas aldeias libanesas, as casas mais humildes eram forradas com galhos de árvores, barro e, na época das chuvas, os moradores das aldeias reuniam amigos, vizinhos e, em grupo, batiam os pés no chão para recompactá-lo. Assim, fechavam todas as frestas e evitavam a entrada de água.
Com o tempo, as pessoas introduziram, no trabalho de “bater os pés”, algumas brincadeiras para espantar o frio e o cansaço. Tocavam flauta de bambu (mijwis), tambor (tabla), faziam desafios e improvisavam novas formas de bater com os pés no chão. Assim, nasceram vários ritmos, dentre eles os mais conhecidos são o Dalaouna, Ataba, Abouzelouf e Mijana. O dabke é constituído de uma longa fila, em que todos executam os mesmos passos. Na ponta, ficam dançarinos mais hábeis, que realizam evoluções arrojadas, pulos, saltos e movimentos desenhados com os pés."  Brigitte Bacha (pesquisadora, divulgadora e professora de danças árabes e folclóricas de BH)



"Existe mesmo muitas dúvidas ao diferenciar os estilos folclóricos um do outro; se tratando do Saide e Tahtib.Mesmo por que  hoje em dia os ritmos e as musicas árabes tem misturado muito os estilo, por isso que fica difícil para identificar, mas vamos lá á raiz da questão.
O Saide É Uma Dança Tradicionalmente Egipcia Mais Precisamente Da Região Do Saide, inspirada ou originária de uma dança masculina conhecida como Tahtib.
O Tahtib, Dança tradicional masculina, hoje em dia também praticada pelas mulheres, numa versão mais suave, conhecida no Brasil como "Dança da Bengala ou Dança do Bastão", mas ela pode ser dançada com jarros, ou instrumentos usados no dia dia dos camponeses egípcios, ou sem nenhum instrumentos. Os movimentos mais característicos são movimentos bruscos com os quadris, chimis, pulos.





As musicas utilazadas nas duas danças podem ter o ritmo saide, isso não influência de forma nenhuma na qualificação da dança, o ritmo Saide existe em diversas musicas árabes.
RITMO Saidi, Said ou Saidee: É um ritmo que está presente na maioria das músicas. leva esta nomenclatura por que se originou da região de Said, localizada no alto Egito.
Este ritmo tem marcações bem fortes. Acompanha instrumentos de percussão (tabla, derbake ou dumbek), rababa (violino) e o mizmar (flauta). Aparece em músicas modernas, clássicas, solos de derbake ou folclóricas." 

 E-mail: brigitte@brigittebacha.com.br

( aguardem nosso próximo tema: Shaabi por Faridah Mahaila...até o próximo post...Maryah Nogueira)

http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=diva%20da%20semana%20brigitte%20bacha&source=web&cd=1&ved=0CE4QFjAA&url=http%3A%2F%2Festudiodedancaannapaulla.blogspot.com%2F2011%2F11%2Fdiva-da-semana_24.html&ei=4GroT9mwLoaC6QGOrZjfDg&usg=AFQjCNFX3jF186_WsAlNrd1XsvrVVB_Siw&cad=rja

domingo, 10 de junho de 2012

Espaço do Leitor

Boa Tarde pessoas Dançantes!!!!


Estreando aqui o Espaço do Leitor. Venho apresentar á vocês um texto da minha querida aluna Poliana Chaves. Trabalho em sala de aula com teoria, técnica e a prática. Em um desses trabalhos teóricos pedi á elas que fizessem uma lista das 10 principais coisas, qualidades que elas achavam importantes para ser uma bailarina. O texto mais completo foi este que irei postar aqui pra vocês. Claro que todas elas estão desenvolvimento e adorei a forma com que ela desenvolveu o texto com as suas opiniões, buscando ressaltar o humor. (Pode ate haver erros) mas gostei de como ela encarou o desafio e fez mais alem de listar deu a sua opinião sobre cada item. Reproduzi o texto fielmente como me foi entregue. Achei merecedor de estar aqui no blog e em acordo com ela, ele está aqui. Com vocês....


10 Fatores Fundamentais que constituem uma bailarina de Dança do Ventre

Regra nº1- ( A mais importante de todas as regras): Posturaaaa!

Pelo amordeDeus, uma bailarina que entra no palco e incorpora um “boneco de posto”, melhor vir com a desculpa que está com caganeira constante né, convenhamos. Postura em minha opinião é algo que se faltar deixa a dançarina com brilho próprio.

Regra nº 2- Saúde do Bailarino

Quem nunca ouviu aquela frase?
- Não posso fazer dança do ventre, porque não sou magra e não tenho barriga definida! Pelo amor de Deus! Vamos para com esse preconceito, afinal, não é tipo físico da mulher que vai definir seu desenvolvimento na dança, porque acima de tudo a Dança do Ventre é uma cultura riquíssima provida de nossos antepassados, então independente da beleza física, toda mulher pode e deve praticar a dança, que influirá em aspectos físicos e ate mesmo emocionais de quem pratica.

Regra nº3 Conhecimento sobre Dança do Ventre

Toda a bailarina além de dançar e vivenciar a Dança do Ventre tecnicamente, não pode se esquecer que antes de tudo a Dança do Ventre é uma cultura rica, ressaltando-se assim a importância do estudo sobre dança, teoricamente aprendendo sobre temas diversos como: sua origem, estilos, nomes árabes, bailarinas renomadas, instrumentos, entre outros, ajudando você a entender que ritmo é esse que você esta dançando, qual a função de cada ritmo, e principalmente, saber dos benefícios que a dança proporciona a saúde da mulher físico e emocional aprendendo assim com profundidade todos ‘os segredos’ desse arte milenar que você pratica em seu cotidiano.

Regra nº4: Desenvoltura com a Dança

Quando tiver uma apresentação, relaxar antes de entra no palco, esquecendo-se do namorado que te deu um bolo, do xingo da mãe, dos problemas, enfim a vida, e até de você mesma. Deixe a  música entrar em você, assim até aqueles passos que você tinha mais dificuldade sairão com mais desenvoltura e naturalidade.

Regra nº5 A Produção

Nada mais lindo que ver uma bailarina dançando brilhantemente em uma roupa que lhe caia bem, cabelos bem cuidados e  maquiagem bem feita. Cuide de sua imagem, se produza sim, sem medo de ser feliz, aposte em um tom de esmalte que combine com a sua roupa e uma maquiagem bem feita, cabelos arrumados, afinal ninguém que assistir uma Bruxa Keka voando numa vassoura e sim uma bailarina desfrutando-se do prazer de dançar.

Regra nº 6 O palco

Você já ouviu aquela frase?
- João Lucas, não chore meu filho, você errou a lição, mas é errando que se aprende e ninguém é perfeito!
Pois então, ninguém é perfeito da mesma forma acontece no palco. Nunca coloque na cabeça que você tem que ser uma bailarina perfeita para agradar o público, afinal , nunca conseguirá agradar a todos, estando sempre sujeitas a críticas construtivas e ate destrutivas, leve isso com naturalidade. Dance sem se preocupar demais com o que os outros vão falar. Entre no palco como brilho próprio que você sabe que tem, e acredite sim na sua capacidade de executar uma bela apresentação, se erra um passo, improvise e continue dançando, sorrindo ninguém vai notar o seu deslize.

Regra nº7: Ritmos na Dança do Ventre

Baladi, Derbake, Música Egípcia, entre outros. São tanto os ritmos que a Dança do Ventre nos oferece não é mesmo? Mas sempre tem aquele ritmo que não apreciamos tanto quanto o outro. Nós bailarinas devemos tomar muito cuidado com isso, porque somos eternas aprendizes na dança e devemos estar abertas á todos os estilos da dança, pois se ignorarmos um ou outro, podemos gerar preconceitos criados por nós mesmas, atrapalhando assim nosso desenvolvimento e crescimento na dança.

Regra nº 8 Expressão Facial e Corporal

Toda a bailarina deve saber que, quando ela dança, ela está transmitindo ao público que lhe assiste a mensagem que a música passsa. Então bastante cuidado quando for dançar, seja música lenta ou acelerada, atente-se a todos os movimentos de seu corpo( braços, quadril, pernas, ombros, mãos, cabelos e etc) e principalmente fique atentíssima a sua expressão facial. Se for preciso sorrir, não incorporar um patati patata, mas o faça o possível para que esse sorriso seja espontâneo e se for pra ficar séria não faça cara de quem comeu jiló estragado e logo em seguida sentiu o cheiro do peido de um Rotvailler,f aça cara de mulher segura, expressiva olhando pro horizonte e no mais fique atenta ao movimento de seu corpo que tem q ser de acordo com o ritmo da música, pois, cada movimento tem que ser exatamente encaixado com o ritmo que está sendo executado no momento da apresentação, seja ela cantada ou não.

Regra nº9: Preocupação excessiva antes da apresentação

Não existe nada pior que uma bailarina se descabelando com uma Janete do zorra total, há 2 dias de uma apresentação, seja em grupo ou solo. O dia da apresentação assemelha-se ao dia de uma prova para o vestibular por exemplo. Você estudou igual um robô e na hora da prova fica tentando lembrar tudo como se fosse lembrar a quantidade de grãos de arroz que ingeriu na casa do sogrão. Na dança do ventre é a mesma coisa. Você ensaiou, se dedicou e morre de medo de errar um passo. Não se desespere! No dia da apresentação, faça um alongamento mais leve, medite, ouça uma boa música, e se errar o passo  continue sorrindo e assim não perderá seu brilho.

Regra nº10 Inspiração

È isso mesmo: Inspiração! Sabe aquela bailarina famosíssima que você olha e diz... “ Um dia quero ser igual a ela” Isso é uma situação natural em qualquer bailarina. E quando observamos outras bailarinas dançando aprendemos muito com elas, seja na expressão, na postura, no movimento, etc, devemos sim ver vídeos no youtube, ir a eventos de dança do ventre, aprendendo com elas e podemos melhorar e assim crescer na dança. E cada bailarina tem seu brilho próprio e não existe rivalidade na dança. Inspire-se, sonhe alto,             quem sabe você futuramente se torne uma bailarina renomada.

Por Poliana Córdova Chaves

Gostou?! Eis a oportunidade para você que não tem onde expressar á suas opiniões. O Espaço do Leitor está aqui para você por a boca no trombone e falar o que você se sentir á vontade sobre dança. Vamos falar,estudar, discutir.

Com muito carinho.

Jéssica Assis

Escrevam vocês também...


sexta-feira, 8 de junho de 2012

Diva do Mês

Pense num quadril soltinhoo, poderosoo? Pensou???
Agora pense nesse quadril e em um rostinho muito sapeca... Lembra alguéem?

Com vocês...

Nur


DIVERSÃO é a sua marca registrada. Escolhi essa foto justamente pelo sorriso, pois é  que ela esbanja enquanto dança. Em sua página no face o título do seu albúm é Danço sorrindo.. Então já diz tudo !Nur é aquela bailarina que tem um quadril sonho de toda bailarina de dança do ventre. Dança  gostoso e leve que dá vontade estar ali junto dançando com ela.



Como diz Jade el Jabel "A mulher é dança o que é nada vida" Não conheço pessoalmente Nur mas dá pra perceber a sua alegria e irreverência pelas fotos no face, bagunças no camarim. Então ela não poderia ser menos na sua dança. Carismaa é a palavra forte!

Em relação á sua biografia ficarei devendo pois não se acha muita informação sobre Nur na net! Sei apenas que ela entrou para a Casa de Chá com 17 aninhos e faz parte Grupo Atual da casa! Também né com talento...

Bom dia, bailarina! Acorda e vai fazer as pessoas sorrirem... ( Nur )




Amo esse vídeo aquii...

Com amor eu devolvo o amor que eu recebo...♥ ( Nur )

A gente fica aqui so babando...



Que ela é linda não precisa dizer neh?!!





                                                                        Com Kahina





Se existe perfeição, eis a perfeição... Tecnicamente perfeita tranquinhos de dar inveja, tremido poderoso, flexibilidade... ai ai baba mais um pouquinho...






Ate assim ela fica linda. Além do Brega rsrsrs







Nur é alegria, irreverência, espontaneidade. Fonte de estudos inesgotável para interagir com o público. Tem mais de Nur no Youtube não perca a chance de se deliciar com ela.

Á ela desejo todo o Sucesso do mundo inteiro! Que Deus lhe abençõe cada vez mais.



De sua fã: Jéssica Assis