quarta-feira, 29 de junho de 2011

RÍTMOS ÁRABES

AYUBI

Ayubi é o nome de uma rádio show no Cairo, que deu origem ao nome deste ritmo.
É um ritmo de compasso 2/4. Pode ser cantado ou não, lento ou rápido.
Em sua versão lenta ele é mais utilizado para uma dança folclórica chamada Zaar (ver link modalidades).
Em sua versão acelerada está presente em músicas clássicas, modernas, solos de derbak e folclóricas, que são as versões mais utilizadas pra Dança do Ventre.
Nas músicas clássicas aparece geralmente nas entradas e finalizações, e também em momentos de transição.
É um ritmo linear, curto, constante, sem modificações, portanto não leva muito à inspiração, à diversificação.

Pode ser cantado assim: KA DUM KA DUM



BALADI

Ritmo de compasso 4/4. Em árabe baladi significa meu povo, minha terra, terra natal, meu país, urbano, minha cidade, ou seja, tudo que tenha origem popular.
É um ritmo em homenagem à terra, ao campo.
É importante e bem conhecido no Líbano. Pode ter diferentes velocidades (mais lenta ou mais rápida).
Presente em músicas modernas, clássicas e folclóricas (dança baladi), assim como em solos de derbak.

Para cantá-lo: DUM DUM TAKATA DUM TAKATA.



FALAHI

Ritmo de compasso 2/4. É a versão rápida do maqsoum, por isso é um ritmo constante e acelerado.
Segundo a bailarina e professora Hayat El Helwa, “falahi vem de Falahim, nome dado aos camponeses egípcios que para amenizar o árduo trabalho, costumam dançar e cantar durante a preparação do solo para nova semeadura e novas colheitas”.
Estes camponeses geralmente moram no interior do Egito e exercem atividades de agricultura ou de pastoril de cabras e camelos.
É um ritmo geralmente tocado em danças folclóricas egípcias, principalmente aquelas ligadas às colheitas, como a dança do Jarro, a dança Gawazi e a dança dos pescadores.

Pode ser cantado assim: DUM TATA DUM TA.



MALFUF


Compasso 2/4.  Ritmo de origem egípcia, em que a palavra malfuf significa enrolado ou embrulhado.
É um ritmo constante e curto, porém pode ser acelerado ou calmo.
Em sua versão acelerada é usado na entrada e na saída de cena da bailarina, principalmente nas músicas clássicas árabes. Neste caso, a bailarina pode abusar dos giros e deslocamentos.
Na versão acelerada aparece também em músicas modernas e em músicas folclóricas, como é o caso da dança Hagalla, Dabke, Meleah Laff.
Em sua versão mais lenta pode ser usado na dança do candelabro. Pode aparecer ainda em alguns momentos no solo de derbak.

Para cantá-lo: DUM TATA.



MAQSOUM


Compasso 4/4. O nome do ritmo significa “algo que foi partido pela metade”.
Parecido com o ritmo Baladi, mas possui apenas um Dum no início da frase, enquanto que o Baladi inicia-se com dois Duns.
É um ritmo muito utilizado no Egito, e é mais acelerado que o Baladi.
Possui uma versão lenta e uma rápida.
Tocado geralmente em músicas modernas, podendo aparecer também em solos de derbak.

Pode ser cantado assim: DUM TAKATA DUM TAKATA.



MASMUDI


Ritmo de compasso 8/4. Parecido com o Baladi, porém é mais longo, pois seu compasso é de 8/4, enquanto o Baladi é 4/4.
Teve origem em Andaluzia. Uma de suas versões inicia-se com dois duns e a outra com três duns. Assim, podem ser chamadas respectivamente de Masmudi 2 duns, e Masmudi 3 duns.
É muito utilizado em músicas clássicas, e às vezes em solos de derbak.
Geralmente é lento, o que favorece movimentos de braços, mãos e movimentos ondulatórios.

Para cantá-lo: DUM DUM DUM TAKA DUM TAKA TAKA.



SAID


Ritmo de compasso 4/4.  Said é o nome de uma região ao norte do Egito, onde originou-se tal ritmo.
É um ritmo muito importante no pais, bem marcado e alegre, com batidas fortes. No Said há dois Duns no meio da frase, ao contrário do Baladi onde os dois Duns são no início. Presente em músicas clássicas, solos de derbak, músicas folclóricas e na maioria das músicas modernas (cantadas ou não).
Nas folclóricas ele é ideal para a dança da bengala ou do bastão masculina (Tahtib). Nestes dois casos é geralmente acompanhada pela flauta mizmar.
Ritmo também usado na dança Dabke e tocado ainda para a dança dos cavalos, em que estes marcam as batidas mais fortes do ritmo com batidas de suas patas no chão. 



Pode ser cantado assim: DUM TAK DUM DUM TAKATA.


SOUDI


Compasso 2/4. Ritmo surgido na Arábia Saudita e nos países do Golfo Pérsico (Jordânia, Iraque, Emirados Árabes Unidos, etc).
Pode ter velocidade mais rápida ou mais lenta.
É característico da dança folclórica khaleege, originária dos mesmos países de onde surgiu o ritmo.
Esta dança geralmente está presente em festas femininas, casamentos, festas familiares. Tem como alguns cantores mais populares: Mouhammad Abdo, Taalaal Maadah e Abdel Majeed Abdallah.
É também tocado em solos de derbak. 



Para cantá-lo: TAKATA DUM TA DUM.


TSCHIFFTITILLI

Ritmo de compasso 8/4. Parecido com o ritmo Whada wa noz, mas seu final é diferente, pois termina com DUM TAKATA.
É um ritmo turco, usualmente lento e moderado.
Presente geralmente em taksins (ver texto sobre instrumentos), em solos de derbak e em músicas clássicas.

Pode ser cantado assim: DUM TAKA TAKA DUM TAKATA.



ZAFFE


Ritmo de compasso 4/4. É um ritmo lento, específico para casamentos, usado geralmente para a dança do candelabro.
Nesta dança geralmente a bailarina entra como num cortejo em casamentos antes dos noivos.

Pode ser cantado assim: DUM TAKATATA DUM TATA.



WHADA WA NOZ

Ritmo de compasso 8/4. O nome significa um e meio.
Parecido com o ritmo Tschifftitilli, mas seu final é diferente, pois termina com DUM DUM TA.
Ritmo lento, às vezes tocado em solos de derbak, às vezes em músicas clássicas, às vezes em taksins.
Em taksins aparece geralmente junto com instrumentos de sopro ou corda. Em solos de derbak aparece como um início lento.
Já nas músicas clássicas aparece como um preparo para algo mais, geralmente para uma parte mais grandiosa da música.
É um ritmo que possibilita movimentação mais lenta da bailarina, como ondulações, redondos, oitos, movimentos de mãos e braços.
E como ele incita movimentos lentos, geralmente é possível realizar a dança da espada, dança no chão, dança com taças, dança com véu, etc.

Para cantá-lo: DUM TAKA TAKA DUM DUM TA.




INSTRUMENTOS PARA DANÇA DO VENTRE

                                          CORDA
Image Os instrumentos de corda mais utilizados na música árabe são o alaúde (oud), violino (kamanja), kanoon, bouzouk (alaúde pequeno), harbabeh (ou hababa ou hababeh).







PERCUSSÃO
Image Os instrumentos de percussão da música árabe são: riqq (ou reque ou req), mazhar (ou tar), bendir (ou duf), daff (maior que o rqq), derbak (ou tabla), tablele (tambor grande), bongô, snujs (ou sagat), daholla (grande tabla), merwas (pandeiro grande).


Um dos principais instrumentos de percussão árabe, o derbak está presente em quase todas as músicas árabes. Desde músicas modernas, passando pelas folclóricas e clássicas, até os taksins e solos de percussão.


SOPRO
Image Os instrumentos de sopro mais presentes na música árabe são o nay, mijuêz (ou mijurêz), zâmr, mizmar (ou zimr).




OUTROS
Image Há ainda outros instrumentos tocados na música árabe, mas que não são considerados dentro de nenhuma categoria apresentada anteriormente. Entre eles estão: acordeon, órgão, bateria, guitarra.


FONTE: CENTRAL DA DANÇA DO VENTRE

TODA MULHER

Toda mulher merece ser amada, reconhecida, reverenciada...

Toda mulher merece ser aplaudida, desejada...

Toda mulher merece estar em contato com seu feminino essencial...
   
Mediadora entre o sagrado e o profano, a mulher é a beleza materializada...

Toda mulher tem em si a sensualidade, a arte, o encantamento...

Toda mulher tem em si a força de um leão e a sensibilidade de um beija flor...

Toda mulher tem em si um iceberg a ser descoberto...

Entre a paz e a guerra, a mulher é o equilíbrio que destrói o velho e reconstrói o novo...

Toda mulher está ligada ao poder da criação...

Está ligada à energia sexual kundalinica...que abra as portas para evolução humana...

Está ligada aos fios invisíveis que nos levam aos céus...

Entre a luz e a escuridão, a mulher é a fortaleza que representa o amor incondicional na Terra...

Mulher guerreira, corajosa, que dá a vida por seu filho...

Mulher de amor incondicional, de luz, aceitação e perdão...

Mulher que faz o mundo girar e acontecer...

Quando dança, traz à tona toda essa energia, e promove liberdade, celebração e vida...

Quando enxergamos realmente uma mulher em sua essência, sem julgamentos, além das aparências, percebemos que cada gesto carrega toda uma história e temos a oportunidade de entrar em contato com a verdadeira arte da dança do ventre*.

FONTE: CENTRAL DA DANÇA DO VENTRE/JU MARCONATO

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Baboo mesmoo...

Como já ouvi por ai que aprender a Dançar é mágico, mas ensinar a Dançar é fazer magia...
Realmente é e hoje queria destacar uma pessoinha muito especial a Fernanda Louise já havia falado dela antes aqui no blog e agora to babando mais um pouquinho.
Amo minhas alunas tenho um carinho muito especial por elas, por TODAS elas adoro vê -las dançando acho lindo baboo mesmoo e ainda grito: Ah eu que pari, minha cria gente minha cria. É gostoso demaiz, é o resultado do meu trabalho, é saber que passou pelas minhas mãos é saber que eu ajudei, eu aconselhei... Ah fico muito feliz abro um sorrisão e ficoo lá  babando falta por um balde embaixo kkkkkkkkk !
Enfim Fernanda foi brilhar lá em Curvelo esse findi, olha como ela ta lindaa ! Não pude ir mas fiquei aqui torçendo para que TUDO desse certo. Destaaco ela aki hoje pela dedicação, o empenho, pela força de vontade, por encarar, por correr atrás.  Fêh Te Adoro demaiz viuu Flor !
Espero que Deus possa continuar iluminando o caminho de cada uma delas ! Dando discernimento, abençando e fazendo com que sejam perseverantes e persistentes !

Jéssica Assis

2º Edição da Mostra de Talentos 2011












OS PAPÉIS...

O Papel da Professora:
é daquela que avalia que também orienta, que também prepara, que observa que motiva enfim.
O Papel da Aluna:
Tomar ação. Uma ordem dinâmica, ou seja, não dá pra ser bem sucedido parado. Tem que levantar o bumbum da cadeira e FAZER aconteçer.

Postado pela bailarina Jéssica Assis
Fonte: Amar el Binnaz

Vale á pena assistir...



Ah, Flores achei o vídeo tão bonitinho tinha  partilhar isso com vocês... ! E vocês por que vocês Dançam???


Postado pela bailarina Jéssica Assis

Tudo que Lola Quiser...



Boa Tarde , Flores

Enfim, nos reunimos e assistimos o filme. Almofadas, refrigerante e pipoca haaa foi delícia demais passar a tarde com as elas para assistirmos o filme, todas as minhas alunas adoraram o filme mexe mesmo com a gente não tem jeito!!! Para aquelas que não puderam comparecer pode deixar que irei marcar outra data para assistirmos. Como eu falei o filme retrata muito bem a realidade de nós bailarinas, muitas das meninas que estavam desanimadas, abriram os olhos ao ver a determinação de Lola, vi lágrimas e rostinhos encantados com a história, acho que alcancei um dos meus objetivos ao passar este filme pra elas, espero que venham muitooos e muitoos outros filmes para que tenhamos mais momentos como esse de: partilhar.
Acima segue um vídeo com a principal trilha sonora do filme com algumas imagens pra relembrar e quem não viu pra ficar com água na boca.

Ah, e concerteza essa frase ficará na cabeçinhas de muitas por ai (Que graças ao filme hoje conhecemos):

"NÃO TE APOIES SOBRE TEU CANSAÇO POIS A TUA FORÇA SERÁ DE ACORDO COM A MEDIDA DO TEU DESEJO"

Postado pela bailarina Jéssica Assis